05 abril, 2022

Residência artística Fernando Pinheiro

 





A residência artística de Fernando Pinheiro (Lisboa, 1947) desenvolve um workshop relacionado com a sua prática artística e o seu processo criativo. Com um percurso marcado pela viagem, como criação artística, e a própria arte de viajar em si, a oficina abre um espaço de experimentação e partilha de imagens e sons que o artista capta e representa, em diálogo com as afinidades que os participantes estabelecem, ao reconhecerem as suas nestas viagens, partilhando as suas memórias e a criando novas viagens para fora de si. Os trabalhos do workshop propõem um avanço sobre o desconhecido, que se estrutura nas múltiplas possibilidades de cada participante contribuir para a experiência, na diversidade das práticas expressivas.


Fernando Pinheiro enquadra o contacto com os artistas e as comunidades num percurso amplo iniciado em 2005 no Sul de Portugal, procurando atravessar a Europa e chegar à “Estrada do Tokaido”, entre Tóquio e Kioto, para assim ligar a paisagem portuguesa com a paisagem da estrada percorrida em 1832 pelo pintor Utagawa Hiroshige. O momento desta oficina sucede-se à exposição no Museu Nogueira da Silva, Braga (estação) (jul-set, 2021), a partir da qual o artista estabeleceu a pertinência da raiz territorial histórica de Guimarães (estação) para o entendimento das práticas artísticas, como momento de construção antes de chegar ao Vale do Côa (estação). Em Guimarães o workshop procura explorar um vetor que interseta a Citânia de Briteiros e a produção cultural da cultura castreja, e um outro vetor estruturado pela ideia de fundação a partir da figura de Afonso Henriques, numa dimensão de reverberação simbólica.

O workshop é aberto a estudantes e outros participantes com afinidades artisticas, prevendo-se ao longo da semana estabelecer sessões de contacto e criação a partir de uma ideia de residência artística, no Museu da Cultura Castreja em S. Salvador de Briteiros, na Escola de Artes Visuais (EAAD) e na Sociedade Martins Sarmento.

No decurso do workshop haverá a estreia do filme vídeo “a viagem da Exposição Itinerante” de Fernando Pinheiro, Masako Hosono e Yuki Pinheiro, que conta a experiência da Exposição Itinerante em Braga.

Interagem no workshop Adélia Gonçalves, Ângela Berlinde, Manuel Fernandes, Masako Hosono, Miguel Duarte, Ophelia Ophelia, Teresa Machado e Yuki Pinheiro



Ponto de encontro:

dia 11 - Museu da Cultura Castreja | Solar da Ponte - 10H

Rua do Solar 4805-448 Briteiros S. Salvador, Guimarães



Guimabus 163 Guimarães > Briteiros S. Salvador (Almeida) 29 min



Fernando Pinheiro Biografia (resumida)

1947 Nasce em Lisboa 1969 “Curiosidades d’África 69-71”, “história de helicópteros”, “1.ª Visão das Ruínas visão alucinante de uma ditadura” 1971 Chega a Lisboa e parte para Paris do pós 68, Licenciatura Artes Plásticas Universidade de Vincennes, Deleuze, Marie-José Mondzain, Joel Kermarrec, Marcuse, Pasolini 1974 Utiliza na pintura “forma-flor” imagem oferecida por Jean Canessa, permite formular novo espaço pictural; Bolsa Fundação Gulbenkian 74-77, diálogo, René Bertholo, Joel Kermarrec, José-Augusto França; participa exposição Galeria l’Oeil de Boeuf Paris; viagens, Lisboa acompanhar a Revolução, Londres ver os jardins, (1+1=) 1976 “pequenos espectáculos”, equacionar o espaço pintura espectador; “Exposição-Pintura Colagem 6 Melões”, Encontros Int. Arte Póvoa Varzim"; "5ème Foire Estampe Multiple", Villeparisis (Paris); participa Exposição SNBA Lisboa 1977 Repetição “forma-flor” no espaço pictural permite encontrar um ritmo; “Exposição-Espectáculo 20 minutos", Curador Egídio Álvaro S. N. B. A Lisboa; “Exposição Rápida”, “Espectáculo de Luzes" Encontros Int. Arte Caldas da Rainha; participa exposições Tours, Paris, Brétigny 1978 Recorta “forma-flor” na pintura transformando em “Bocado de Pintura”, nova relação no espaço da exposição; "Un Plasticien dans chaque quartier", Montreuil (Paris) ; "Outras Formas, Outra Comunicação", S. N. B. A., Lisboa; "Exposição-Situações-Climas-Imagens", Bienal Vila Nova de Cerveira; participa exposições Toulon e Draguignan 1979 “forma-flor” aumenta dimensão e adquire nova identidade; "Peintures - Morceaux de Peinture", Fundação Gulbenkian, Paris; participa Exposições Paris, Reims 1980 "Pinturas - Bocados de Pintura" ou as "Pegadas do Ganso", Galeria Arte Moderna S.N.B.A. Lisboa; "Intervention Mural - Respiration Maison", “Peinture Décor - Théâtre" Montreuil (Paris) 1981 Viagem Grécia, encontrar o equivalente das “Ruínas”, Ilha de Delos, quarto de Cleópatra, a “forma-flor” 1982 Com o engenheiro Bernard Kling cria movimento na “forma-flor”; "Peintures - Le Canard se Promène", Film Super 8 "M. Bye Bye Mon Amour", Centre Culturel Brétigny (Paris) 1983 Olhos na “forma-flor”, "Pinturas-Ida e Volta" Galeria Arte Moderna S.N.B.A. Lisboa; Genebra, ver a Cidade, Maîtrise d'Arts Plastiques 1984 Anjos na “forma-flor”, desenha atelier Paris, "Oh meu amor enquanto toca na rádio" Bienal Vila Nova Cerveira 1985 “Anjos abrem asas”; Grupo Punk "Décor Peinture pour un Group Rock" Centre Culturel Brétigny (Paris); a viver no Algarve, “Instalação-Ruínas Luz” Teatro Lethes Faro 1986 Chegada Ulisses Ilha de Faro, Galeria do Cineclube 1988 “espace-Espace” Cnes Toulouse; Exposições Casa Museu Álvaro de Campos Tavira, Institut Franco–Portuguais Lisboa, Museu Arqueológico Faro 1989 Galeria Algarve, "Pinturas", no exterior, paragem autocarro, direções Albufeira-Acapulco 1991 "Allusion à la Guerre du Golfe-Intervention", tensão relação prazo para início da guerra, Belas Artes Toulouse, onde passa a viver 1992 "A propos d'espace-Espace", Intervention-Artiste Invité, FRAC-Rectorat Toulouse 1993 "Peinture 6X12m", filme, Parc de la Courneuve S. Denis (Paris); "Laboratoire dans un appartement", "Une Question de Regard", Seuil de Naurouze Toulouse; a viver no Algarve 1996 "Encuentros de Artistas Europeos Artecampos", com os habitantes Galleguillos (Léon), Intervenção Mural, "Un Mickey tuerto y sordo", Exposição, "Las seis visiones"; participa exposições Medina de Rioseco-Valladolid, MEIAC Badajoz; viagem Guiana Francesa, conhece personagem, “Otto” 1997 Exposição Galeria Convento E. S. Loulé; com os artistas , Orlac, Maisongrande, Garcia, Griñolo, "Quente", Centro Cultural Lagos; viaja, Itália, Eslovénia, na Croácia Dimitry Orlac mostra os vestígios da guerra 1998 Participa "Livro de Artista" Galeria Trem-Arco Faro, Galeria SNBA Lisboa 1999 “Conversas de inverno”, Costa Pinheiro e Manuel Baptista, "Pintura - Porquê os Políticos e os Desportistas e não os Artistas" Galeria Trem-Arco Faro; trabalha com Galeria Kunst Beterschap Amesterdão, Hans Eksteen 2000 Parte do trabalho desaparece num incêndio em Paris, surgindo assim um espaço-tempo fantasma 2001 "Paintings-magic, sensitive and intelligent surface" Gallery Kunst Beterschap Amsterdam; "Pintura com Legendas" Galeria Restauração Olhão; Holland Art Fair Den Haag 2002 “O Atelier do Pintor” filme vídeo, Álvaro Queiroz, arquivos Cinemateca; Holland Art Fair Den Haag 2003 viagens Suiça e Alemanha; Holland Art Fair Den Haag 2004 Construir um espaço diferente confrontando pintura de 200x212cm e uma banheira, "Pinturas-Branca de Neve", músicos Tó Viegas e Viviane, Galeria Restauração Olhão; Holland Art Fair Den Haag 2005 A partir de projeto de 77, no livro de Gonçalo Couceiro, Artes e Revolução 74-79, e querendo “destruir o espaço da galeria”, parte da memória e do conflito na superfície da pintura, "O Atelier", Galeria Artadentro Faro, músicos Tó Viegas e Viviane; participa "Les Cages d’Oiseaux", Brussels; começa a trabalhar com Masako, uma ponte Sul de Portugal-Japão e a “ponte da ponte” entre capitais; filme vídeo, “Masako’s ham”, viagem a Tóquio, registo através fotografias, desenhos, vídeos 2006 Com David Clark funda “ii-art-production”, “Blue House”; preparação exposição 2007, reconstrução do “espaço da galeria”, “fazer passar de Sul para Este uma Pintura de 200x212cm através de uma ponte”; nascimento do Yuki 2007 “Uma Pintura 200x212cm; Sul-Este, Norte-Oeste”, Palácio da Galeria, Tavira; viagem Paris, Tóquio, desenhos, fotografias, filmes 2008 Pintura para livro de Rogério Silva; a partir material colhido nas viagens, pinturas 2,10x10m, preto e branco com algumas zonas coloridas 2009 Viagem Londres, Tóquio, conhece Nagasi Oshima, sonha misturar “Império dos Sentidos” e “Belarmino” de Fernando Lopes; “Arte Postal” Museu da Comunicação Lisboa, curador Carlos Barroco; colaboração com Galeria ATT; com Gonçalo Couceiro, IGESPAR, inicia projeto 2010 "Espetáculo Uma Ópera Grelhada”, músico Zé Eduardo e grupo 2011 “Através da janela vejo um Monumento”, D. R. Cultura Sul; "Espectáculo Uma Ópera Grelhada”, Túmulo Megalítico de Santa Rita VRSA 2012 “Fernando Pinheiro A Preto E Branco, curador Nuno Faria, texto Gonçalo Couceiro, filme vídeo Masako Hosono, Galeria Exposições Temporárias Mosteiro de Alcobaça 2013 “Fernando Pinheiro lá in Loulé-al-‘ulyà”, curador Nuno Faria, filme vídeo Masako Hosono, Convento Santo António Loulé; viagem Paris-Tóquio , Filme Dubai Aeroporto; “The Road to Freedom” com arquiteto Maciej Jacaszek, Gdansk 2014 Catálogo 2013, Café Calcinha, António Aleixo, músicos Paula Rocha, Carlos Guadalupe, filme “lula jangada” Masako Hosono 2015 Residência Artística, CECAL, “Quando uma cidade se põe a pensar - Ser solidário é? – Ser solidário é o quê? – Solitário? - A pintura como um erro”, curadora Mirian Tavares, filme vídeo Masako Hosono 2016 “A Fábrica e” Editora Sul Sol Sal Olhão 2017 “A Fábrica ah”; viagem Sevilha-Madrid pela NIV 2018 Preparação Livro d’Oiro e filme vídeo “a noite é mais clara que o dia”; Verão Azul, Shock Lab, Casa Branca, Loulé 2019 Livro d’Oiro e filme 2020 Num cenário de pandemia encontrar a medida justa, uma Exposição Itinerante, um filme vídeo, um Livro, e passando por vários lugares, até à Estrada do Tokaido.






publicado por SMS às 14:23

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home

Instituição fundada em 1881

Museu da Cultura Castreja

Arquivo Histórico

Hemeroteca

Colecção de Gravuras

Secção de Etnografia

Fototeca

Galeria de Arte

Citânia de Briteiros

Castro de Sabroso

Monumentos Arqueológicos

Revista de Guimarães

Serviço Educativo

    NOTÍCIAS DA SMS

    Para subscrever informações da SMS enviar email com o título 'Notícias' para
    info@msarmento.org

Contactos

Sociedade Martins Sarmento

Rua Paio Galvão

4814 509 Guimarães PT

T. +351 253 415 969

F. +351 253 519 413

  • sms@msarmento.org

Horários

Sociedade Martins Sarmento
Ter-Sex 09.30-12.00 | 14.00-17.00
Sab-Dom 10.00-12.00 | 14.00-17.00
Encerrada às segundas feiras e feriados.

Citânia de Briteiros
9.00-18.00 (Verão)
9.00-17.00 (Inverno)
Encerrada a 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e domingo de Páscoa.

Museu da Cultura Castreja
9.30-12.30/14.00-18.00 (Verão)
9.30-12.30/14.00-17.00 (Inverno)
Encerrado a 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e domingo de Páscoa.

CITÂNIA DE BRITEIROS E MUSEU DA CULTURA CASTREJA

Localização
Guimarães, freguesia de
Briteiros, S. Salvador

Citânia de Briteiros
41º 31' 35'' N
8º 18' 55'' W

Museu da Cultura Castreja
41º 31' 13'' N
8º 19' 31'' W

Marcação de visitas
A marcação de visitas para a Citânia de Briteiros deverá ser feita pelo o telefone 253 478 952 ou pelo email citania@msarmento.org

Serviço Educativo da SMS

Actividades e informações

Contactos e marcações para o email se@msarmento.org

Últimas

  • Assembleia Geral da Sociedade Martins Sarmento
  • Sociedade Martins Sarmento - Consignação de 0,5% d...
  • Reabilitação do Castro de Sabroso
  • Exposição "Das Nossas Exposições"
  • 12 de Março, nascimento de Raul Brandão
  • Francisco José Salgado Guimarães (1935-2022)
  • 09.301ª Sessão de entrega do “Prémio” aos alunos d...
  • Paz para a Ucrânia e para o Mundo
  • Novo número da Revista de Guimarães
  • MESTERES - as nossas gravuras

Arquivo

  • junho 2005
  • julho 2005
  • setembro 2005
  • outubro 2005
  • novembro 2005
  • dezembro 2005
  • janeiro 2006
  • fevereiro 2006
  • março 2006
  • abril 2006
  • maio 2006
  • junho 2006
  • julho 2006
  • agosto 2006
  • setembro 2006
  • outubro 2006
  • novembro 2006
  • dezembro 2006
  • janeiro 2007
  • fevereiro 2007
  • março 2007
  • abril 2007
  • maio 2007
  • junho 2007
  • julho 2007
  • agosto 2007
  • setembro 2007
  • outubro 2007
  • novembro 2007
  • dezembro 2007
  • janeiro 2008
  • fevereiro 2008
  • março 2008
  • abril 2008
  • maio 2008
  • junho 2008
  • julho 2008
  • agosto 2008
  • setembro 2008
  • outubro 2008
  • novembro 2008
  • dezembro 2008
  • janeiro 2009
  • fevereiro 2009
  • março 2009
  • abril 2009
  • maio 2009
  • junho 2009
  • julho 2009
  • agosto 2009
  • setembro 2009
  • outubro 2009
  • novembro 2009
  • dezembro 2009
  • janeiro 2010
  • fevereiro 2010
  • março 2010
  • abril 2010
  • maio 2010
  • junho 2010
  • julho 2010
  • agosto 2010
  • setembro 2010
  • outubro 2010
  • novembro 2010
  • dezembro 2010
  • janeiro 2011
  • fevereiro 2011
  • março 2011
  • abril 2011
  • maio 2011
  • junho 2011
  • agosto 2011
  • setembro 2011
  • novembro 2011
  • fevereiro 2012
  • março 2012
  • abril 2012
  • maio 2012
  • junho 2012
  • julho 2012
  • setembro 2012
  • dezembro 2012
  • janeiro 2013
  • fevereiro 2013
  • março 2013
  • abril 2013
  • maio 2013
  • junho 2013
  • julho 2013
  • agosto 2013
  • setembro 2013
  • outubro 2013
  • novembro 2013
  • dezembro 2013
  • janeiro 2014
  • fevereiro 2014
  • março 2014
  • abril 2014
  • maio 2014
  • junho 2014
  • julho 2014
  • agosto 2014
  • setembro 2014
  • outubro 2014
  • novembro 2014
  • dezembro 2014
  • janeiro 2015
  • fevereiro 2015
  • março 2015
  • abril 2015
  • maio 2015
  • junho 2015
  • julho 2015
  • agosto 2015
  • setembro 2015
  • outubro 2015
  • novembro 2015
  • dezembro 2015
  • janeiro 2016
  • fevereiro 2016
  • março 2016
  • abril 2016
  • maio 2016
  • junho 2016
  • julho 2016
  • agosto 2016
  • setembro 2016
  • outubro 2016
  • novembro 2016
  • dezembro 2016
  • janeiro 2017
  • fevereiro 2017
  • março 2017
  • abril 2017
  • maio 2017
  • junho 2017
  • julho 2017
  • agosto 2017
  • setembro 2017
  • outubro 2017
  • novembro 2017
  • dezembro 2017
  • janeiro 2018
  • fevereiro 2018
  • março 2018
  • abril 2018
  • maio 2018
  • junho 2018
  • julho 2018
  • setembro 2018
  • outubro 2018
  • novembro 2018
  • dezembro 2018
  • janeiro 2019
  • fevereiro 2019
  • março 2019
  • abril 2019
  • maio 2019
  • junho 2019
  • julho 2019
  • agosto 2019
  • setembro 2019
  • outubro 2019
  • novembro 2019
  • dezembro 2019
  • janeiro 2020
  • fevereiro 2020
  • março 2020
  • abril 2020
  • maio 2020
  • junho 2020
  • julho 2020
  • agosto 2020
  • setembro 2020
  • outubro 2020
  • novembro 2020
  • dezembro 2020
  • janeiro 2021
  • fevereiro 2021
  • março 2021
  • abril 2021
  • maio 2021
  • junho 2021
  • julho 2021
  • agosto 2021
  • setembro 2021
  • outubro 2021
  • novembro 2021
  • dezembro 2021
  • janeiro 2022
  • fevereiro 2022
  • março 2022
  • abril 2022
  • maio 2022
  • junho 2022
  • julho 2022
  • setembro 2022
  • outubro 2022
  • novembro 2022
  • dezembro 2022
  • janeiro 2023
  • fevereiro 2023
  • março 2023
  • abril 2023
  • maio 2023
  • junho 2023
  • julho 2023
  • agosto 2023
  • setembro 2023
  • outubro 2023
  • novembro 2023
  • dezembro 2023
  • janeiro 2024
  • fevereiro 2024
  • março 2024
  • abril 2024
  • maio 2024
  • junho 2024
  • julho 2024
  • agosto 2024
  • setembro 2024
  • outubro 2024
  • novembro 2024
  • dezembro 2024
  • janeiro 2025
  • fevereiro 2025
  • março 2025
  • abril 2025
  • junho 2025

Powered by Blogger

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.