09 outubro, 2014

Graça Morais | RITOS E MITOS, Quarenta anos depois - 1974/2014

Rostos e gestos, tramas narrativas de sacralidade e morte, cenas de trabalho e rituais, acusam as marcas de uma obra que, não obstante a variação de estratégias formais e criativas que mobiliza, não abdica do real como referência, que aqui é feito de terra e de mistérios ancestrais e tem profunda ligação à memória e aos afetos. 
Transfigurado ou metamorfoseado através da distorção e da sobreposição de linhas e formas, capazes de desencadear distintos níveis de leitura, cada obra é metáfora pictórica não só do encontro com o Trás-os-Montes de Graça Morais, mas da interpretação e da inquietante reflexão que, a partir deste território antigo em iminente desagregação, a artista faz do mundo.
Em permanente reinvenção e revisitação de temas e abordagens, a obra de Graça Morais tem vindo a desenvolver-se, ao longo destes quarenta anos, a partir de uma linguagem muito própria, assente em múltiplas derivações e em sucessivas deambulações criativas, que se sobrepõem, combinam ou interrompem e fazem dela uma obra à parte, inconfundível, no contexto da arte contemporânea portuguesa. 
A sua prática pictórica não está no registo do pitoresco ou na captação sob ponto de vista etnográfico para memória futura, está antes na exploração de um imaginário e no modo como explana, com grande sinceridade pictórica, o que observa e lhe subtrai a redutora referência naturalista. 
A escala cronológica da exposição que agora se apresenta na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, é ampla, reunindo, no domínio do desenho, atividade dorsal do seu processo criativo, uma seleção de trabalhos emblemáticos de séries como, Marias, Metamorfoses, Procissão ou Desenhos de Abril, permitindo, de algum modo, o reencontro com uma grande variação de temas e estilísticas já tratados por Graça Morais. 
A inauguração da exposição será no dia 25 Outubro, pelas 18h30 e contará com a presença da Artista Graça Morais.
Patente até 31 de Janeiro de 2015, de Terça a Domingo, das 10h às 17h30.
Comissário: Jorge da Costa
Produção: Sociedade Martins Sarmento 
Centro de Arte Contemporânea Graça Morais
Sociedade Martins Sarmento
Rua Paio Galvão
4814-509 Guimarães
Tel. 253 415 969
http://pedraformosa.blogspot.pt | sms@msarmento.org 

publicado por SMS às 15:46 0 comentários

Recital de Canto Lírico na Sociedade Martins Sarmento

Algumas imagens do Recital de Canto Lírico, que teve lugar na Sociedade Martins Sarmento, no passado dia 3 de Outubro. O recital foi interpretado pelas sopranos Luísa Barriga e Ângela Alves, acompanhadas pela pianista Carla Alvim Braga, da Academia de Música Valentim Moreira de Sá.






publicado por SMS às 11:53 0 comentários

03 outubro, 2014

Recital de Canto Lírico, hoje, às 21h30m, na Sociedade Martins Sarmento.


Luísa Barriga – Soprano
Diplomada pela Academia de Música de Santa Cecília e Escola Superior de Música de Lisboa com altas classificações. Obteve Grau de Mestre nos Mestrados de Performance e Ensino pela Universidade de Aveiro. Foi Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Estudou com os cantores Elsa Saque, Helena Pina Manique, Luís Madureira, António Salgado e Paulo Ferreira. Laureada nos Concursos Luísa Todi (Prémio Revelação) e de Interpretação de Música da Costa do Estoril. Foi Membro do Estúdio de Ópera da Casa da Música até 2007.
Cantou em diversas produções de ópera de Haendel, Mozart, Verdi, Offenbach, Ravel, Britten e Bernstein. Fez parte do Elenco da ópera portuguesa "Guerras de Alecrim e Manjerona" em diversos teatros nacionais em 2000, 2001 e 2007, como Teatro da Trindade e Teatro Nacional D. Maria II com grande sucesso. Cantou 9ª Sinfonia (Beethoven), Stabat Mater (Pergolesi), Cantatas (J. S. Bach), Gloria RV 589 (Vivaldi) e obras do séc. XX e XXI em estreia mundial e europeia. Fez recitais de música de câmara em várias salas do país nos diferentes festivais de música, como por exemplo, Coimbra, Paços de Brandão, Caminha, Aveiro. Participou na CEC Guimarães 2012 em diversos eventos como cantora. Gravou para a RTP e Antena 2 Recitais e Ópera. Gravou para CD "A Musica de Junqueiro". Leciona a disciplina de Coro (Classe de Conjunto) na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães e é docente de Canto e Coro na Escola de Música de Perosinho, em Vila Nova de Gaia.

Ângela Alves - Soprano
Licenciada em Canto pela ESMAE, na classe da Prof. Fernanda Correia. Mestre em Música, pela Universidade de Aveiro, sob a orientação do Prof. Doutor António Salgado.
Realizou cursos de aperfeiçoamento vocal com Jill Feldman, Christoph Rösel, Jorge Chaminé, Lamara Tchekova, Lorraine Nubar, Dalton Baldwin, Rodolf Piernay, Charles Spencer, Gundula Janowitz, Hilde Zadeck, Laura Sarti, António Salgado, Enza Ferrari.
Trabalhou sob a direcção musical dos maestros: Ivo Cruz, Mário Mateus, Filipe Nabuco Silvestre, António Saiote, António Soares, António Sérgio, Artur Pinho, Juam Trillo, James Holmes, Nikša Bareza, Emílio de César, Marc Tardue, Nicholas Kok, Rui Massena, entre outros. Foi solista em várias obras do repertório da música sacra e no campo da ópera interpretou papéis como: Grilletta (O Boticário, J. Haydn), Rowan (The Little Sweep, B. Britten) Helen (Hin und Zurück, P. Hindmith), Serpina (La Serva Padrona, G. B. Pergolesi), Pamina (A Flauta Mágica, W. A. Mozart), Donzela Guerreira, A Donzela Guerreira, Maria de Lurdes Martins) Natércia (Natércia, Sara Carvalho), Anna I (Os Sete Pecados Mortais, K. Weill), Jessie (Mahagony Songspiel, K. Weil), Berta (O Barbeiro de Sevilha, G. Rossini), Dorabella (Così fan tutte, W. A. Mozart), Pirene (Auto de Coimbra, Manuel Faria), Frasquita (Carmen, G. Bizet), Mademoiselle Silberklang (O Empresário, W. A. Mozart), Aia 1 (Fragmento para um Sonho, Pedro Amaral), Adina (L’ Elisir d’Amore, C. Donizetti), Bastienne (Bastien und Bastienne, W. A. Mozart), Aia I (O Sonho, Pedro Amaral).
Integra os agrupamentos: Ensemble Clepsidra e o Coro Casa da Música (CCdM) desde a sua formação.
Leciona na Academia de Música Valentim Moreira de Sá as disciplinas de Educação Vocal e Classe de Conjunto/Coro.

Carla Alvim Braga - Pianista
É natural de Santo Tirso, onde iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos. Em 1991 ingressa no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde conclui o Curso Complementar de Música (Instrumento Harmónico) em 1997, tendo frequentado ainda disciplina de Cravo durante 2 anos. Durante este período de tempo foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. É licenciada em Piano, pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). Foi premiada em diversos concursos regionais e nacionais, destacando-se um 2º prémio ganho no Concurso Nacional Maria Campina (Faro, 1997). Frequentou diversas Masterclasses de Piano (Cursos de Piano do Estoril, de Vila do Conde e seminários de Piano na ESMAE) e apresentou-se regularmente em audições e recitais a solo e em Música de Câmara. Como pianista, participou em estágios da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim e em 2004 e 2006 foi pianista acompanhadora de Masterclasses associadas ao Festival de Música da Póvoa de Varzim.
Em 2010 frequentou e concluiu o Curso de Formação de Animadores Musicais da Casa da Música do Porto, para além de uma formação intensiva em Música (percussão e voz) e Dança Tradicional Africana na Fundação da Juventude (Porto). Já integrou júris de Concursos de Piano (Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, Concurso do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga). Terminou em 2011, uma pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável no Reino Unido. Desde 1998 que tem vindo a exercer funções de pianista acompanhadora e professora de piano em Conservatórios e Academias de Música - Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Escola de Música da Póvoa de Varzim, Academia de Música Valentim Moreira de Sá, em Guimarães e Companhia da Música da Fundação Bomfim, em Braga.

PROGRAMA DO RECITAL
Ângela Alves e Luísa Barriga, sopranos
Carla Braga, piano
Academia de Música Valentim Moreira de Sá.

Recitativo e Ária de Marguerite da ópera Faust, Gounod
“Oh! Dieu, que de bijoux… Ah, je ris de me voir”
Ângela Alves

Ária de Lauretta da ópera Gianni Schicchi, Puccini
“O mio babbino caro”
Luísa Barriga

Dueto de Susanna e Condessa da ópera Le Nozze di Figaro, Mozart
“Cosa mi narri… Sull’aria”

Ária de Fiordiligi da ópera Così fan tutte, Mozart
“Temerari… Come scoglio”
Ângela Alves

Ária de Juliette da ópera Roméo et Juliètte, Gounod
“Je veux vivre”
Luísa Barriga

Dueto de Fiordiligi e Dorabella da ópera Così fan tutte, Mozart
“Ah, guarda sorella”

Ária de Mimì da ópera La Bohème, Puccini
“Sì, mi chiamano Mimì”
Luísa Barriga

Valsa de Musetta da ópera La Bohème, Puccini
“Quando m’en vo”
Ângela Alves

Dueto Puisqu’ici bas, Fauré.

[O presente programa poderá ser sujeito a pequena alterações.]

publicado por SMS às 15:22 0 comentários

Instituição fundada em 1881

Museu da Cultura Castreja

Arquivo Histórico

Hemeroteca

Colecção de Gravuras

Secção de Etnografia

Fototeca

Galeria de Arte

Citânia de Briteiros

Castro de Sabroso

Monumentos Arqueológicos

Revista de Guimarães

Serviço Educativo

Sí­tios

  • Casa de Sarmento
  • Citânia de Briteiros (Visita Virtual)

    NOTÍCIAS DA SMS

    Para subscrever informações da SMS enviar email com o título 'Notícias' para info@msarmento.org

Contactos

Sociedade Martins Sarmento

Rua Paio Galvão

4814 509 Guimarães PT

T. +351 253 415 969

F. +351 253 519 413

  • sms@msarmento.org

Horários

Sociedade Martins Sarmento
Ter-Sex 09.30-12.00 | 14.00-17.00
Sab-Dom 10.00-12.00 | 14.00-17.00
Encerrada às segundas feiras e feriados.

Citânia de Briteiros
9.00-18.00 (Verão)
9.00-17.00 (Inverno)
Encerrada a 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e domingo de Páscoa.

Museu da Cultura Castreja
9.30-12.30/14.00-18.00 (Verão)
9.30-12.30/14.00-17.00 (Inverno)
Encerrado a 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e domingo de Páscoa.

CITÂNIA DE BRITEIROS E MUSEU DA CULTURA CASTREJA

Localização
Guimarães, freguesia de
Briteiros, S. Salvador

Citânia de Briteiros
41º 31' 35'' N
8º 18' 55'' W

Museu da Cultura Castreja
41º 31' 13'' N
8º 19' 31'' W

Marcação de visitas
A marcação de visitas para a Citânia de Briteiros deverá ser feita pelo o telefone 253 478 952 ou pelo email citania@msarmento.org

Serviço Educativo da SMS

Actividades e informações

Contactos e marcações para o email se@msarmento.org

Últimas

  • UM MÊS, UMA PEÇA - Placas de xisto gravadas de Por...
  • Campainhas ou tintinnabula - UM MÊS, UMA PEÇA - ma...
  • UM MÊS, UMA PEÇA - Candela - Abril 2025 - SMS
  • Guimarães e Francisco Martins Sarmento, na Tintura...
  • RAUL BRANDÃO, COMEMORAÇÃO DO NASCIMENTO
  • UM MÊS, UMA PEÇA - Alabardas de Carrapatas - março...
  • Prémio de História Alberto Sampaio, edição 2025
  • Um Mês, Uma Peça 1 a 28 de fevereiro de 2025
  • Um Mês, Uma Peça 1 a 31 de janeiro de 2025 - Urna ...
  • JOAQUIM SANTOS SIMÕES - A militância cultural na ...

Arquivo

  • junho 2005
  • julho 2005
  • setembro 2005
  • outubro 2005
  • novembro 2005
  • dezembro 2005
  • janeiro 2006
  • fevereiro 2006
  • março 2006
  • abril 2006
  • maio 2006
  • junho 2006
  • julho 2006
  • agosto 2006
  • setembro 2006
  • outubro 2006
  • novembro 2006
  • dezembro 2006
  • janeiro 2007
  • fevereiro 2007
  • março 2007
  • abril 2007
  • maio 2007
  • junho 2007
  • julho 2007
  • agosto 2007
  • setembro 2007
  • outubro 2007
  • novembro 2007
  • dezembro 2007
  • janeiro 2008
  • fevereiro 2008
  • março 2008
  • abril 2008
  • maio 2008
  • junho 2008
  • julho 2008
  • agosto 2008
  • setembro 2008
  • outubro 2008
  • novembro 2008
  • dezembro 2008
  • janeiro 2009
  • fevereiro 2009
  • março 2009
  • abril 2009
  • maio 2009
  • junho 2009
  • julho 2009
  • agosto 2009
  • setembro 2009
  • outubro 2009
  • novembro 2009
  • dezembro 2009
  • janeiro 2010
  • fevereiro 2010
  • março 2010
  • abril 2010
  • maio 2010
  • junho 2010
  • julho 2010
  • agosto 2010
  • setembro 2010
  • outubro 2010
  • novembro 2010
  • dezembro 2010
  • janeiro 2011
  • fevereiro 2011
  • março 2011
  • abril 2011
  • maio 2011
  • junho 2011
  • agosto 2011
  • setembro 2011
  • novembro 2011
  • fevereiro 2012
  • março 2012
  • abril 2012
  • maio 2012
  • junho 2012
  • julho 2012
  • setembro 2012
  • dezembro 2012
  • janeiro 2013
  • fevereiro 2013
  • março 2013
  • abril 2013
  • maio 2013
  • junho 2013
  • julho 2013
  • agosto 2013
  • setembro 2013
  • outubro 2013
  • novembro 2013
  • dezembro 2013
  • janeiro 2014
  • fevereiro 2014
  • março 2014
  • abril 2014
  • maio 2014
  • junho 2014
  • julho 2014
  • agosto 2014
  • setembro 2014
  • outubro 2014
  • novembro 2014
  • dezembro 2014
  • janeiro 2015
  • fevereiro 2015
  • março 2015
  • abril 2015
  • maio 2015
  • junho 2015
  • julho 2015
  • agosto 2015
  • setembro 2015
  • outubro 2015
  • novembro 2015
  • dezembro 2015
  • janeiro 2016
  • fevereiro 2016
  • março 2016
  • abril 2016
  • maio 2016
  • junho 2016
  • julho 2016
  • agosto 2016
  • setembro 2016
  • outubro 2016
  • novembro 2016
  • dezembro 2016
  • janeiro 2017
  • fevereiro 2017
  • março 2017
  • abril 2017
  • maio 2017
  • junho 2017
  • julho 2017
  • agosto 2017
  • setembro 2017
  • outubro 2017
  • novembro 2017
  • dezembro 2017
  • janeiro 2018
  • fevereiro 2018
  • março 2018
  • abril 2018
  • maio 2018
  • junho 2018
  • julho 2018
  • setembro 2018
  • outubro 2018
  • novembro 2018
  • dezembro 2018
  • janeiro 2019
  • fevereiro 2019
  • março 2019
  • abril 2019
  • maio 2019
  • junho 2019
  • julho 2019
  • agosto 2019
  • setembro 2019
  • outubro 2019
  • novembro 2019
  • dezembro 2019
  • janeiro 2020
  • fevereiro 2020
  • março 2020
  • abril 2020
  • maio 2020
  • junho 2020
  • julho 2020
  • agosto 2020
  • setembro 2020
  • outubro 2020
  • novembro 2020
  • dezembro 2020
  • janeiro 2021
  • fevereiro 2021
  • março 2021
  • abril 2021
  • maio 2021
  • junho 2021
  • julho 2021
  • agosto 2021
  • setembro 2021
  • outubro 2021
  • novembro 2021
  • dezembro 2021
  • janeiro 2022
  • fevereiro 2022
  • março 2022
  • abril 2022
  • maio 2022
  • junho 2022
  • julho 2022
  • setembro 2022
  • outubro 2022
  • novembro 2022
  • dezembro 2022
  • janeiro 2023
  • fevereiro 2023
  • março 2023
  • abril 2023
  • maio 2023
  • junho 2023
  • julho 2023
  • agosto 2023
  • setembro 2023
  • outubro 2023
  • novembro 2023
  • dezembro 2023
  • janeiro 2024
  • fevereiro 2024
  • março 2024
  • abril 2024
  • maio 2024
  • junho 2024
  • julho 2024
  • agosto 2024
  • setembro 2024
  • outubro 2024
  • novembro 2024
  • dezembro 2024
  • janeiro 2025
  • fevereiro 2025
  • março 2025
  • abril 2025
  • junho 2025

Powered by Blogger

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.