Efemérides vimaranenses: 21 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1621 — Escambo em que o Convento da Costa, dá a Jorge do Vale Vieira, fidalgo da casa real, cavaleiro de Cristo, as 13 medidas de pão meado, anuais, que ele lhe tinha doado em 16 de Janeiro de 1620 (para o que consta em 5 e 19 em 5 de Janeiro de 1618 e 18 de Janeiro de 1621) e ele dá ao convento o casal da Cancela mais o das Regadas,???da freguesia de Atães para cumprimento do mesmo legado. O convento tomou posse deste casal em 23 de Outubro de 1625.
1672 — Luís Teixeira da Silva, fidalgo da casa de S. Alteza, morador na sua quinta de Oleiros, da freguesia de Santa Cristina de Longos, possuidor do padroado da igreja de S. Martinho de Avessadas, como bisneto de Gonçalo Coelho da Silva padroeiro da dita igreja, por escritura na nota do tabelião Nicolau de Abreu, cede e trespassa o referido padroado, com todo o direito pertencente ao mesmo, a seu irmão Martim Teixeira Coelho, senhor da Teixeira e morador na sua quinta de Sergude.
1807 — Aviso régio ao corregedor mandando que forneça em benefícios da agricultura, homens, carros, etc., pagando o seu jornal, a Pedro Machado de Miranda, fidalgo da casa real, monsenhor da patriarcal, morador em Guimarães, que já agricultara baldios donde no ano passado colheu 1:900 alqueires de diversos géneros e está habilitado a colher 9:000 alqueires, 300 pipas de vinho, considerável porção de azeite e pinhal, para lhe não faltar pessoal para a cultura e operários para as minas, casas e abegoarias, etc., nas freguesias de Gandra, Barco e Briteiros.
1879 — Principa a rezar-se pelo rito e calendário romano no coro da Misericórdia, deixando-se o bracarense, por Breve apostólico de 7 de Janeiro de 1879 sentenciado pelo Ordinário a 15 de Outubro de 1879. Foi as vésperas o princípio da reza à romana.
1893 — Portaria do Arcebispo autorizando a deliberação do Cabido de Guimarães que as obras do Seminário desta cidade sejam administradas pelo vice-reitor do mesmo e ordenando, na forma do pedido do mesmo Cabido, que os seminaristas internos "assistam em todos os domingos e dias santificados à procissão e missa de Tercia bem como a todas as festas solenes da Colegiada", isto não foi por muito tempo.
1898 — Toma posse do cargo de administrador do concelho, Camilo de Mendonça, por alvará de 20 deste mês, pelo governador civil do distrito, que era seu irmão (2 patifes progressistas).
1910 — Foi preso nesta cidade o jesuíta padre Manuel Carreira, vimaranense, filho do falecido Manuel Luís Carreira "o careca de S. Pedro”.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home