Efemérides vimaranenses: 19 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1629 — O Cabido, tem em vista a queixa que o cónego cura Pedro do Canto lhe fez de ter-se ausentado há mais 2 meses o outro cónego cura António Coelho, deixando no desamparo espiritual os seus fregueses, encarrega o serviço paroquial deste ao padre Francisco Leite Ferreira, coadjutor de ambos, aprovado, a quem pagaria das rendas do ausentado, igual quantia a que recebia daquele que esteve residente.
1679 — Provisão régia, mandando ao corregedor que passe ordem a todas as Câmaras da sua jurisdição e provedoria para que se não possam correr touros sem que tenham as pontas cortadas.
1712 — Ordem do General da província, lançando bando para se recolherem ao exército do Alentejo todos os oficiais e soldados que na província estejam ausentes dentro de 10 dias sob pena de desertores.
1720 — O procura da Coroa, licenciado João Peixoto da Silva, fez um requerimento e levou-o pessoalmente ao Senado da Câmara que estava em vereação, dizendo que os moradores desta via estando na posse antiga, estilo, uso e costume, de o arcebispo de Braga a vir visitar em pessoa e às igrejas declaradas na concordata, trazendo ministros com visitadores para tirarem devassas, ele arcebispo na Colegiada ou suas capelas e seus ministros com visitadores cada um sua igreja de S. Paio e S. Sebastião, desta vila, e assim o fizeram sempre os arcebispo que pessoalmente vieram em visita à mesma vila, e estando todo povo na dita antiga posse, estilo, uso e costume, agora de presente o arcebispo tirava as visitas nas casas onde estava aposentado, com o convisitador António Felgueira, cónego de Braga, precisando aos ditos moradores com censuras a que fossem testemunhar a sua casa nas ditas devassas, de cujo motivo se seguiam grandes escandalosos ao povo e queixas, devendo tirá-las e seus ministros convisitadores cada um nas ditas igrejas vindo sempre pessoalmente, e por o quebrar o contrário pretendendo estender a sua jurisdição, contra a isenção, posse, estilo, uso e costume e regalia da vila, requeria à câmara, como procurador da Coroa, desse conta deste caso a S. M., e que por saber esta inovação é que lhes fazia saber, e por restituição da Coroa e povo, por isenção e regalia da jurisdição real e povo.
1846 — Chegou a esta vila a notícia de ter sido derrotado os Serezinos de Braga, que comandava o cónego Montalverne (eram uns sessenta e tantos) para as partes da Póvoa de Lanhoso, por a guerrilha miguelista de Vieira, deixando 1 morto e 3 prisioneiros. P. L.
1881 — À uma hora da noite, vitimado, por uma hipertrofia do coração, falece o conselheiro José Barbosa da Costa Lemos, distinto jurisconsulto no foro vimaranense. Era natural do concelho de Felgueiras, mas, pouco depois de concluir a sua formatura, estabeleceu a sua residência nesta cidade, da qual foi duas vezes representante em cortes. Foi governador civil deste distrito e dedicado amigo do duque de Ávila, militando sempre no campo político, progressista, de que este era chefe.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home