Efemérides vimaranenses: 14 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1568 — O tesoureiro-mor da Colegiada, Francisco de Andrade, filho do instituidor do mosteiro de Santa Clara, faz contrato, por privilégio que tinha da Santa Sé, com o Mestre Luís de Magalhães, de Amarante, para ser admitida e professar no dito convento António de Magalhães, filha dele, dando o dote de 140$000 réis e 10$000 réis de propinas ao tomar o hábito e outros 10$ ao receber o véu preto; foram testemunhas Magister Francisco e Gonçalo Fernandes, abade de Pencelo. Já estava para professar Suzana de Magalhães, também filha do mesmo, cujo dote o instituidor tinha gasto em obras do mosteiro - nota de Manuel Gonçalves.
1724 — Em sessão de Câmara foi deliberado e mandado lançar pregão, que quem quiser vender vinho novo, sendo cozido, o vendam nas vendas obrigadas debaixo das posturas.
1778 — A Irmandade de São Pedro reouve as 4 casas com seus rossios e quintais, no Toural, que haviam sido suas e na sua extinção Cristóvão Dias de Castro homem de negócio ao Postigo de São Paio as comprara por 1:660$000 réis em 11-V-1768 nota de Domingos Fernandes Rocha e ora lhas vendeu por 1:902$774 réis.
1829 — Aviso régio fazendo saber ao excelentíssimo Gaspar Leite de Azevedo e Araujo que a Imperatriz e Rainha atendendo ao digno, fiel e honrado comportamento que ele tem sempre tido para com a Sua Augusta Pessoa, de Seu Muito Amado Filho, o Senhor D. Miguel I, e da justa Causa da Nação; concede-lhe, como pediu, a graça de poder usar da sua Imperial e Real Efígie, em Medalha de ouro, pendente de fita com as cores da Casa Real.
1832 — Veio a esta vila António Marinho filho do ex-ministro de estado Manuel Marinho, de Roriz, para arranjar cobertores de damasco, faqueiros e outras coisas, para uma casa de Rio Tinto que estava destinada a aposentadoria do sr. D. Miguel que se preparava para vir passar revista ao seu exército. PL.
1845 — Andou a policia soldados do destacamento do n.º 8 aqui estacionado a prender várias meretrizes e a conduzi-las ao convento de São Francisco para aí serem examinadas se tinham mal venéreo, mandando embora as que não tinham e remetendo para o hospital as que o tinham. PL.
1910 — Saíram as últimas habitantes do recolhimento das Capuchinhas.
1919 — Na noite deste dia para o seguinte foram atrasados uma hora os relógios.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home