Efemérides vimaranenses: 10 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1555 — O Arcebispo de Braga, D. fr. Baltazar Limpo visitou a igreja de Creixomil.
1555 — O arcebispo D. Baltazar Limpo principia a fazer visitação à Colegiada e continua-a em alguns outros dias deste mês.
1607 — É dado quitação a Torcade Ferreira, recebedor geral das sisas, do 2º quartel de 1607.
1639 — O Cabido delibera, em sessão, que sejam notificados todos os dignidades, cónegos, meios cónegos, coadjutores e coreiros, a vir todos os dias a todo o coro enquanto durar as censuras (?), bem como a satisfazer todas as obrigações dos ausentes, excomungados, etc.
1686 — Tomou posse da conesia magistral, como coadjutor do bacharel Pero Guedes de Morais, António Guedes Alcoforado, seu sobrinho materno, natural de Lobrigos, filho de Luís Guedes Osório e de D. Catarina Guedes Alcoforado, neto paterno de António Guedes Pereira e de D. Inácia de Lousada, entrou de ordens menores, depois foi para os estudos da Universidade, e parece que só chegou a receber a ordem de subdiácono.
1717 — Na nota dos tabeliães Manuel Pereira e António da Silva, o juiz do subsino e fregueses de S. Paio de Moreira de Cónegos estabelecem procuradores em Guimarães, Braga, Porto e Lisboa, para tratar das suas causas acerca dos bons usos e costumes do serviço do Senhor e confraria da sua freguesia.
1915 — No comboio da noite chegaram a esta cidade o professor primário oficial Joaquim da Silva Godinho e Adelino Pacheco da Silva empregado comercial. Estiveram presos no Paço Episcopal do Porto 18 dias, sendo restituídos à liberdade por se ter provado a sua inocência no que lhe atribuíam.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home