Efemérides vimaranenses: 5 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1567 — Por mandado dos seus superiores, dá entrada no respectivo colégio de Coimbra a fim de cursar as letras, antes de tomar ordens, o dominicano frei João de Valadares, natural de Guimarães, filho de João de Valadares, letrado jurista e juiz da fazenda em Lisboa, e de D. Brites Lopes de Carvalho.
1582 — Com a Correcção Gregoriana este dia 5, foi 15 de Outubro e seguiu 16, 17
1618 — Na Sé de Tui, o cabido dela faz contrato, e passa carta de irmandade, com o cabido de Guimarães, que por este foi feita aceitação de concórdia, que vigorou até à supressão da Real Colegiada em 1911.
1625 — Os moradores da freguesia de S. Romão de MesãoFrio nomeiam procurador em Guimarães e Braga o seu padre cura Francisco Dias Baragão, estando eles reunidos no Assento, para a causa que ora moviam ao padre Domingos Álvares cura que foi da dita igreja, sobre o que nas ofertas o dito padre lhe levou de mais.
1665 — É notificado ao carcereiro da correição, Francisco Monteiro da Costa, o alvará régio de 7 de Setembro deste ano que, a pedido do D. Prior, ordena sejam recolhidos na cadeia da mesma as pessoas que, por ele D. Prior ou pelos da sua jurisdição, para ela forem mandadas presas, e as guarde como remetidas pelas outras autoridades.
1719 — Ordem do Conde da Vila Borda, dada em Viana, mandando que o sargento António Ribeiro vir com um cabo de esquadra da sua companhia à vila de Guimarães prender o soldado José da Silva Gameleiro, actualmente chamado José da Costa, e lho leve preso à sua presença.
1850 — O Governador civil deste distrito, em ofício ao administrador do concelho, acusa ter recebido no dia 1 o ofício em que este lhe dá parte de várias reuniões de absolutistas na casa de Joaquim Moreira, da Arcela e no Monte Largo, freguesia de Azurém, a que concorrem alguns indivíduos conhecidos por suas opiniões e suspeitos tomar o restabelecimento da usurpação neste reino; ordena-lhe vigie de perto os seus passos, e faça todo o possível por os apreender em flagrante e alguns papéis, armas, os indícios que sirvam para rastejar seus intentos e neutralizar seus planos.
1864 — Falece, de tarde, frei João Tinoco do Senhor da Piedade, egresso franciscano de Guimarães, em cuja ordem foi leitor de teologia e filosofia, servindo o cargo da faculdade de filosofia no seu convento de Guimarães. Exerceu por muitos anos também o cargo de comissário dos 3os da sua ordem nesta cidade, desde 13 de Outubro de 1832 a 7 de Outubro de 1852 em que se demitiu por outros afazeres e falta de saúde.
1915 — O Padre José Lopes Leite de Faria, do casal de Peninhas da freguesia de Tagilde, foi eleito bispo de Bragança e Miranda, sendo publicada a Bula em 9 de Dezembro de 1915.
1929 — Na noite deste dia para o seguinte foram atrasadas os relógios.
1933 — Música no jardim, bandeiras içadas: iluminações nos edifícios públicos e repartições do estado, etc.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home