Efemérides vimaranenses: 3 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1553 — O arcebispo D. fr. Baltazar Limpo visitou a igreja de S. Miguel do Castelo e deixou capítulos.
1556 — O dito Arcebispo visita a igreja Colegiada e povo de Guimarães.
1584 — O Juiz de Fora dá sentença, aliviando Baltazar Pinto, seleiro, de pagar finta, que era pedida pelo quadrilheiro da rua Sapateira, por a Câmara não querer guardar-lhe o seu privilégio de meirinho dos clérigos do D. Prior.
1633 — O desembargador António Rodrigues de Figueiredo tomou posse dos reguengos e direitos reais de Guimarães a favor da Coroa, por ter sido anulada a provisão que alcançara D. Jaime, filho do duque de Hijar, para os haver.
1686 — Falece no seu eremitério o Padre Francisco Ferreira, o qual, conjuntamente com o Padre Leandro Correia mandou construir a capelinha e eremitério do Bom Jesus do Calvário, defronte da capela de S. Roque da Serra segundo o nosso in folio o Pe. F. Ferreira instalou mais ali "um abreviado domicílio, e formando dele uma soledade devota e aprazível, erigiu (capelas) com piedosas imagens, cujo aspecto, entre o frondoso do bosque, excitava o fervor do espírito". Foi um sacerdote exemplaríssimo. Todos os sábados descia à vila a pedir esmola para os presos, a quem socorria com ardente caridade. Para o sustento deles consignou perpetuamente 40 alqueires de pão, e obteve mais 40 alqueires de outro sacerdote, mais 70 de Beatriz Nogueira e 30 das religiosas de Santa Clara para serem distribuídos pelos referidos presos em todos sábados do ano. Igualmente deixou certo rendimento para que aos presos fosse fornecida água nos mesmos dias. O seu cadáver foi dado à sepultura na dita capelinha do Bom Jesus do Calvário, cuja sepultura é coberta com pedra, e tem os dizeres. - S. Do Padre Francisco Ferreira, fl. 654, - e a par, a - S. Do Padre Leandro Correia, 1654. Aquela à esquerda de quem entra e está à direita.
1697 — Foram eleitos procuradores às cortes, que se reuniriam em 15 de Novembro, Francisco de Abreu Soares por 306 votos e Cosme de Sá Peixoto por 304. Foi-lhes arbitrado 30$000 réis de ajuda e custo para as viagens e 1$500 réis por dia a cada um. Partiram a 25 deste mês.
1723 — Em vereação foi aberta a carta régia dado notícia do nascimento do novo infante, para se fazerem as demonstrações do estilo. Foi mandado por luminárias aos moradores em 3 noites - 3, 4 e 5, e que domingo 10, houvesse procissão com acompanhamento dos Impérios, e haverá sermão e missa solene, e 2 dias de touros.
1827 — Das 8 paras as 9 da noite, Joaquim, caixeiro de Manuel do Vale de Carvalho, do Toural, João, barbeiro, solteiro, da rua das Molianas, e Venâncio, negociante mestre caiador, morador na rua do Cano, freguesia de Azurém, quando ia para casa, bateram-lhe com paus que traziam, ferindo-o na face direita do rosto, sobre a sobrancelha, uma polegada de comprimento, e no cotovelo do braço esquerdo, quase outra polegada de comprimento, conforme o exame médico, com couro e carne cortada, e deitaram-no ao chão, fizeram calar e fugir um aprendiz que vinha com ele, e depois furtaram-lhe do bolso 1$880 réis que tinha recebido na presença deles. Em 7 de Novembro seguinte o juiz vereador despachou mandado fossem presos os três.
1858 — Instalação da Assembleia Recreativa Vimaranense, na casa de Rodrigo Lobo, na rua Sapateira.
1863 — Neste dia, que era o último dos festejos do nascimento de D. Carlos, o Conde de Azenha fez iluminar à noite mais brilhantemente o seu palacete, à entrada do qual tinha uma banda de música e convidou para uma reunião os seus numerosos amigos para partilharem o seu júbilo, como prova de dedicação a El-rei.
1886 — Foi inaugurado o "Grande Hotel de Guimarães", proprietário Joaquim José Pereira.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home