Efemérides vimaranenses: 1 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
0366 — Tendo falecido o pontífice Libério em 24 de Setembro de 366, foi substituído na cadeira pontifical pelo imortal vimaranense S. Dâmaso no dia 1 de Outubro do mesmo ano. Foi Libério quem o ordenara de diácono e de presbítero, e, pelo seu desterro em 355 (?), ficara Dâmaso seu vigário em Roma, conseguindo, como tal, reconciliar com a igreja muitos bispos, que por sugestões ou receio do poder, tinham aderido às determinações do concílio de Remini.
1581 — Sentença dada pelo ouvidor do duque D. Duarte, mandando que os carniceiros, pescadeiras, tratavam com más palavras, malcriadas, aos criados dos cónegos e dos clérigos) e almotacés, cumpram a carta de El-rei D. João I de 21 de Outubro ano 1400.
1602 — Em os estados na cidade de Lisboa, aposentos de D. Alexandre de Bragança pelo secretário do Conselho Geral do Santo Ofício da Inquisição, foi apresentado ao mesmo D. Alexandre, mestre na sagrada teologia e prior de Guimarães uma bula de Clemente VIII, datada de Roma a 29 de Julho deste ano, criando e constituindo o mesmo "Dilecto-filio Alexandro ex Ducibus Bragantiae in Sacra Theologia Magistro, Priori Collegiata Ecclesiae Oppidi de Guimaraens Bracharensis Diocesis" Inquisidor Geral dos reinos de Portugal, a qual ele recebeu e prometeu de a dar à devida execução e exercitar o dito cargo.
1610 — Alvará a requerimento da Câmara, autorizando a gastar-se 20$000 réis nas despeas das procissões e festas e nas charamelas que nelas vão por serem muito necessárias estas.
1663 — Em vereação, Gualter Dias arremata por 40$000 réis a obra da casa que se havia de fazer no Castelo para se recolher, a palha pertencente a Sua Majestade.
1740 — Carta de privilégio de recoveiro e carreteiro para Domingos Barroso Guimarães, desta vila, e para um seu criado, que há muito anos era com bestas recoveiro para Lisboa e outras terras do caminho para lá e para cá, gozem de todos os privilégios e sejam isentos dos encargos do concelho, etc.
1749 — As freiras do Carmo compram a propriedade chamada o campo do Lameirinho de Laminhos, da freguesia de S. Romão de Mesão Frio, por 19$000 réis a Benta Francisca, viúva, moradora em Fafe, da dita freguesia, o qual campo confrontava de todas as partes com terras das compradoras e vendedora.
1834 — Manda o vigário geral desta comarca aos conventos das freiras, para que façam preces pela saúde de S. M. J. O sr. D. Pedro IV. P. L.
1834 — Chega a notícia de ter falecido a 24 de Setembro S. M. J. O sr. D. Pedro IV P. L.
1874 — Decreto concedendo o título de Conselheiro ao Visconde de Margaride Luís Cardoso Martins da Costa Macedo, bacharel formado em filosofia pela Universidade de Coimbra e governador civil do distrito de Braga.
1880 — Pelas 10 horas da manhã chegaram a Briteiros com o fim de examinarem as ruínas da Citânia os sábios estrangeiros, que tinham vindo a Lisboa celebrar a 1.ª conferência antropológica e literária. Foram aqui recebidos pelo ilustre explorador Martins Sarmento, câmara municipal e administrador do concelho, ao som de duas músicas e foguetes por entre duas alas de camponeses aspergindo flores. A ascensão científica principiou perto das 11 horas, vendo-se marcados com postes embandeirados os pontos mais notáveis daquelas ruínas. No cimo da montanha tinha o ilustre explorador Sarmento mandado colocar um tablado de 60 metros de comprido por 3 de largo, onde estavam dispostos por grupos de metódica classificação os objectos de significação histórica ali encontrados. Depois de uma análise tão minuciosas, com o permitiu a estreiteza do tempo, foi aos sábios congressistas servido um opulento lunch. Às duas horas da tarde desceram a montanha, seguindo por entre demonstrações festivas até à estrada, de onde em carros seguiram para Braga para o Porto. Os notabilíssimos sábios, vindos de países tão longínquos e tão diversos afirmaram – que as descobertas na Citânia compreendiam um das ricas colecções arqueológicas da Europa - e o notável estadista Andrade Corvo disse bem alto - que os estudos feitos pelo doutor Martins Sarmento eram uma honra para Portugal. Para miúdas informações vejam-se os jornais do tempo. Pode esta visita dos sábios estrangeiros à Citânia considerar-se ali a 2ª conferência arqueológica, tendo a 1ª tido lugar no dia 9 de Junho de 1877 realizada por arqueólogos portugueses que das primeiras Cidades vilas do reino vieram a convite do mesmo benemérito explorador. - Pe. António José Ferreira Caldas
1915 — Principiou o comércio local a abrir as portas às 8 horas da manhã e a fechar às 8 da noite.
1935 — Principiou a destruição da obra de reformação da Colegiada igreja em 1830.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home