Efemérides vimaranenses: 27 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1429 — Anexação perpetua da igreja de Santo Estêvão de Urgezes à mesa capitular do cabido de Guimarães, que era da sua apresentação, para sortir efeito à vacatura do actual abade dela, feita com consentimento do cabido de Braga pelo arcebispo D. Fernando da Guerra. Esta anexação foi feita em atenção às grandes perdas que o cabido sofrera nas suas rendas pelas “pestenenças e guerras que em estes reinos foram e são, pelo grande defraudamento nas moedas” e ainda pelos grandes encargos a que estava sujeito por serem 37 rações de número na sua igreja; e impondo-lhe a obrigação de ter na dita igreja um cura confirmado pelo arcebispo para a reger no espiritual, é um caseiro nas terras dela para as lavrar.
1642 — É apresentado por El-Rei, na abadia de Santa Maria de Souto, João Gomes Pereira, natural de Monção, em atenção a que na feliz aclamação desprezou as promessas dos castelhanos que lhe pediram para pedir a seus pais, irmãos e parentes, que se levantassem com a vila de Monção e seguissem a voz de Castela, e avisou para que se não rendesse o castelo a Lapela (no concelho de Monção) que tinha pouca guarnição, e haver vindo para o reino deixando Galiza, onde era abade de São Miguel de Taborda e comissário do Santo Ofício.
1719 — O Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles visitou, 6.ª vez, as igrejas de Fermentões e Creixomil, sendo em ambas recebido com palio, assinou os capítulos deixados na mesma em Guimarães, os daquela em 15 e os desta em 16 de Outubro de 1719. O vigário de Fermentões publicou-os aos fregueses em 29 do dito mês de Outubro, os da sua igreja. Dos capítulos da igreja de Creixomil, consta já lá havia jubileus das confrarias de Nossa Senhora e das Almas, e um dos capítulos é do teor seguinte: - “Constando-nos que uma D. Catarina, viúva, moradora nas Molianas da freguesia de S. Sebastião desta vila intenta fazer um forno para se coser louça no bairro de S. Lázaro, para o que já tem mandado quebrar pedra, e porque o sítio em que intenta a sobredita fabricar o dito forno fica entre duas capelas S. Lázaro e os Reis Magos, que se acham decentes com retábulos dourados e pinturas, e fazendo-se o dito forno certamente se lhe seguirá grande danificação: ordenamos ao Reverendo Pároco que à estação da missa conventual declare a seus fregueses o não consintam pelos meios ordinários, e que mandem notificar a sobredita D. Catarina para que desista da obra intentada suposto que ainda sem principio dela, buscando outro sitio que não prejudique as ditas capelas o que a dita D. Catarina cumprirá sob pena de ficar evitada dos ofícios divinos dando algum principio à fracção da dita obra do forno no dito sitio.”
1817 — Em sessão de câmara, sendo proposta a súplica que a Sua Majestade fez José de Castro Sampaio pretendendo de aforamento o terreno de uma viela que existia no meio das suas propriedades do Esterpão e Sabacho com o fim de tapá-la e ficarem unidas as propriedades, e, sendo ouvida a nobreza e povo, unanimemente votaram “convindo no aforamento e em que se extinga a mesma viela, não só por ser mui estreita, que apenas dá servidão de pé, mas porque é própria para roubos e assassinos, havendo para servidão de pé e carro as duas estradas do Sabacho e Cruz da Pedra, e é por isso que a pretensão do recorrente não causa prejuízo algum, antes interesse ao público”. – 77 Assinaturas.
1852 — O 2.º visconde de Azenha, Bernardo Correia Leite de Morais Almada e Castro, foi elevado a Conde do mesmo título.
1897 — Veio em procissão de penitência, por causa das febres tifóides, às 4 horas da tarde, acompanhado de muito povo, apesar de estar a chover, São Roque da Serra para a igreja de São Francisco onde à chegada houve sermão pelo padre jesuíta Bento José Rodrigues.
1904 — Celebrou-se no Ministério das Obras Públicas, sendo ministro o Conde de Paço Vieira, o termo de contracto para a construção e exploração das linhas férreas de Braga a Guimarães, do Alto Minho e do Vale do Lima, adjudicado a Temple George Blackvood.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home