Efemérides vimaranenses: 23 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1784 — Carta do brigadeiro dos exércitos reais, D. João de Sousa, do Gerez, mandando um aviso da secretaria da guerra, de 4 de Setembro deste ano, resolvendo dúvidas entre o sargento-mor de Ordenanças, Francisco José Fernandes Silva, e o seu capitão-mor, Francisco Cardoso de Meneses Barreto, em harmonia da consulta que o conselho de guerra fez em 15 de Julho do mesmo ano a S. Majestade e resolução desse dia, ficava sendo: que em todas as ocasiões que o capitão-mor mandasse concorrer as suas ordenanças para mostras, revistas, exercícios, etc., ou serem chamados os oficiais para diligência do real serviço, devia o sargento-mor como fiscal daqueles corpos, achar-se presente, que seria sempre em lugar público, e na sua falta ou impedimento o capitão mandante, que era sempre o mais antigo.
1826 — Chega aqui o batalhão de caçadores 11 vindo de Penafiel.
1831 — Por acórdão da Alçada, do Porto, foram assinados 5 dias aos réus Jacinto Gomes de Oliveira capelista desta vila e Jerónimo José de Carvalho ex-inquiridor do juízo do Geral de Guimarães.
1831 — Por acórdão da Alçada se rejeitaram os embargos opostos pelo réu Manuel José Ferreira da Silva, padeiro desta vila, condenado por acórdão de 11 de Junho último, em um ano de degredo para a vila de Almendor, comarca de Moncorvo, e em 20$000 réis para as despesas da Alçada; sendo sustentado o acórdão de condenação.
1835 — Decreto (deste dia e não de 22 como por erro publiquei no “Independente” nº 510) e Carta Régia de 4 de Novembro de 1841 porque a Rainha “em atenção ao merecimento, prova da lealdade e insigne valor com que durante a guerra contra o usurpador se houve sempre o brigadeiro Mariano José Barroso” fez-lhe mercê do título de Barão de Almargem.
1837 — Foi o 3º dia de luminárias pelo parto da Rainha, andando uma banda de música a tocar o hino da Constituição de 1820 acompanhada por uns poucos de rotos Assim terminaram os 3 primeiros dias de festas pelo 1º parto da Rainha, havendo nesta vila uma indiferença por um acontecimento que em todos os tempos fazia com que os povos transbordassem de alegria. Tal era o estado de desgosto a que tinha chegado a Nação!!! P.L.
1854 — A Câmara representa ao regente D. Fernando, pedindo uma aula de lógica - filosofia racional e moral.
1858 — Às 5 horas da tarde chega, vindo de Braga, António Maria Fontes Pereira de Melo: hospedou-se na casa do Arco, da Azenha e partiu para o Porto no dia 26 de manhã cedo.
1882 — Sábado - Coloca-se à noite, para ser exposta ao público no dia seguinte, na capela dos terceiros de S. Francisco a nova imagem do Santíssimo Coração de Maria, esculturada em Roma.
1886 — Decreto concedendo em duas vidas o título de Visconde do Paço de Nespereira a Gaspar Lobo de Sousa Machado e Couros.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home