Efemérides vimaranenses: 20 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1369 — Carta dada por el-rei D. Fernando em Coimbra concedendo aos burgueses do concelho de Guimarães: que a jurisdição dos seus juízes abrangesse a vila do Castelo, ficando os dois territórios a formarem um só povo; que Vermoim, Felgueiras e Freitas (que eram julgados) não continuassem a ser julgados nem concelhos, mas sim formassem com os da vila de Guimarães um só povo e termo; extingue as 4 feiras, de 4 dias cada uma, que havia no Castelo e concede se faça uma semanal na vila de Guimarães; quita o que a vila lhe estava devendo dos pedidos ou serviços das 1.100 libras e as rendas e direitos de um ano dos lavradores e moradores da vila e termo que fizessem certo ao almoxarife e escrivão de que estavam dentro na vila em serviço de el-rei e a defendimento dela quando a teve cercada D. Henrique e quita a mesma coisa por 2 anos aos ditos lavradores que por tal motivo ficaram as suas terras infrutíferas; manda retirar o Juiz a quem o concelho havia de dar de ordenado anual cem libras e ordena que o concelho eleja seus juízes e lhe enviem a eleição; desobriga o concelho de indemnizar os proprietários das casas em redor da vila que o concelho mandara arrasar para defesa dela, e que eles que iam obrigar a pagar e manda que não haja árvores nem casas em volta do dito muro pela parte de fora sem que sejam devidas uma boa besta; quita aos tabeliães que estiveram dentro da vila na sua defesa por ocasião do dito cerco a renda de um ano que lhe haviam de dar do tabeliado. – Pergaminho n.º 22 da Câmara Municipal. – Publicado no V. M. H. doc. 329 -
1617 — Carta da câmara do Porto sobre providencias (quarentena) da peste que havia em Amesterdão.
1618 — Toma posse do priorado de Guimarães o bispo inquisidor geral (“mais jesuíta que os próprios jesuítas”) D. Fernando Martins Mascarenhas. Foi reitor da Universidade de Coimbra e bispo do Algarve. Foi colado pelo provisor do arcebispado, em sé vaga, para o que em Lisboa a 28 de Abril de 1618 passou procuração ao chantre de Braga, que aqui veio tomar a posse e dar o juramento. – Vid. “Portugal” Dicionário Histórico, vol. 4, 898. -
1754 — A Câmara celebrou exéquias na Colegiada pela rainha D. Mariana de Áustria. Na capela-mor estava um magnífico mausoléu asseado com toda a grandeza; o ofício foi a 2 coros de música; cantou a missa o chantre Francisco José Pereira; pregou o padre mestre D. Frei Estêvão, religioso de S. Jerónimo; assistiu o Cabido, todas as comunidades (rogadas pelo Senado), toda a nobreza, senado, ministros e oficiais de justiça. Na manhã do ofício e na véspera à noite tocaram todos os sinos da vila.
1794 — Provisão concedendo à fábrica de bezerros atanados e couros, que estabelecera Francisco Mendes de Oliveira, licença para a sua elaboração e os seguintes privilégios: colocação das armas redes no pórtico; sujeição imediata à Junta do Comércio e Juiz privativo o Juiz de fora; aposentadoria para todos os empregados; isenção de embargos para carros e cavalgaduras empregadas nela. Isto para ele e sucessores.
1842 — Na idade de 30 anos, faleceu a mulher de Bento Ferreira Porto, escrivão de direito desta comarca. Tinha sido ferida com uma bala, num barco, no tempo do cerco do Porto, quando o (que veio a ser?) seu marido era sargento de “Voluntários da Rainha”, pois o acompanhava sempre às trincheiras, distribuindo-lhe cartuchos, assim como aos seus camaradas. PL.
1931 — Os curtidores e surradores foram em romagem à Penha.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home