Efemérides vimaranenses: 19 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1609 — Gonçalo Maçoulas de Castro, procurador de sua tia Leonor de Maçoulas e dona viúva de Gaspar Lopes de Carvalho, disse que trazia demanda sobre um banco de vender pescado e sardinha que estava ao pé da escada da casa da relação desta vila, a qual pendia por embargos na relação do Porto, e estava concertado com a câmara e com ela fez o seguinte contrato: a câmara dar-lhe na praça, donde vendiam os homens de fora, um banco que ela Leonor escolhesse, o melhor lugar e sítio, e caso os homens de fora não vendam no lugar que agora estava limitado e se mudasse a praça a outra parte, poderia ela Leonor ou seus herdeiros escolher o melhor sitio e lugar, e ficaria o outro banco que tinha ao da dita escada relação ai no mesmo lugar em que estava para nele se poder vender toda a mercadoria limpar que não fosse peixe e sardinha.
1833 — Chega o Juiz de fora de Vila Real para servir interinamente de corregedor por o corregedor daqui ter ido para banhos de mar. P.L.
1861 — O Conde de Arrochela e Manuel de Magalhães de Araújo Pimentel arremataram em Sociedade perante o Governo Civil de Braga a construção da estrada de Guimarães a Fafe por 78:500$000 réis, e depositaram Inscrições do crédito público no valor nominativo de 8:200$000 réis, as quais eram do Conde.
1885 — De manhã deram entrada na cadeia civil desta cidade, 5 praças do regimento de infantaria n.º 20, acusados pelo crime de insubordinação, no dia 4 do corrente pelas 10 horas da manhã, na Peneda, onde faziam serviço no cordão sanitário, contra o alferes Carneiro, por requisitarem a aguardente do dia 3 e 4 e comerem, pela grande necessidade que tinham, uma parte do bacalhau destinado para o rancho desse dia. A “Religião e Pátria” diz que a revolta foi por causa do mau rancho. Eram eles: António Baião, 5.º cabo; João Lopes e João Gonçalves segundos cabos e os soldados José António e Francisco, que marcharam no dia 24 para o Porto afim de responderem a conselho de guerra.
1905 — Na noite deste dia houve incêndio no asilo de Donim. Supôs-se foi posto pelos asilados. O edifício estava seguro na companhia “Garantia”.
1920 — Domingo – Foi agredido de facada António Rodrigues caiador e seu irmão Francisco Rodrigues, serralheiro, ambos desta cidade. O primeiro faleceu poucos dias depois, e o segundo ficou gravemente enfermo. Foram 3 os agressores, e só 1 pôde ser preso.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home