Efemérides vimaranenses: 14 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1476 — A duquesa de Bragança, D. Constança, estando em Lisboa, fez doação de todos os seus bens, ainda em vida, a seu sobrinho D. Pedro de Meneses, terceiro conde de Vila Real, depois marquês do mesmo título, que adoptou por filho e herdeiro.
1605 — Em vereação acordou-se que o azeite se venda a 35 réis o quartilho sob pena de 1$000 mil réis quem vender por mais.
1646 — O D. Prior D. João Lobo de Faro visita a igreja de Aldão e estranha que só houvesse uma missa rezada no dia do orago e manda que pelo menos houvesse uma cantada.
1713 — O Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, tendo sido informado de que a capela do Anjo, do hospital dos sapateiros, era muito antiga, e por isso não estava compreendida nas constituições e pastorais do arcebispado, levanta o interdito que tinha posto à dita capela para nela não se celebrarem missas nem ofícios divinos.
1735 — A confraria e caseiros do hospital de S. Roque em virtude da autorização que tinham por provisão régia, fazem contrato com as freiras Dominicas, passando-lhes a administração do hospital e bens da confraria.
1831 — Às 4 horas da manhã principiam a tocar as cornetas e os sinos a rebate, por se ter dado fé (ainda que tarde) de um grande incêndio nas casas que foram da Mariana, na Fonte da Barrela onde havia uma estalagem, o qual durou até alta manhã reduzindo tudo a cinzas e ficando mal tratados alguns homens dos que andavam a acudir. — — P.L. —
1833 — Chegaram alguns guerrilhas realistas de Trás-os-Montes, os quais foram aboletados e entraram a receber pão e etape. No dia seguinte vieram mais e andavam em patrulhas a rondar pela vila, batendo naqueles que seriam deles. P.L.
1835 — Incêndio no Guardal; por ser de tarde, acudiu muita gente e logo foi apagado. P.L.
1836 — “Deram nesta vila uns poucos de constitucionais alguns foguetes do ar, e entraram a mandar que se pusessem luminárias e que tocassem repiques de sino (ainda que o administrador do concelho se opusesse a isso de alguma maneira, fixando-lhe que esperassem por ordem do Governo) em consequência de terem tido notícia de se ter feito o mesmo na cidade do Porto. Estes poucos indivíduos quase todos rotos, andaram pelas ruas da vila a dar vivas áÀConstituição de 1820, à Rainha, Constitucional (sic), mas eram pouco correspondidos. PL.
1876 — Foi agraciado com a comenda da Ordem de Nossa Senhora da Conceição o conselheiro Luís Cardoso Martins da Costa Macedo, então visconde de Margaride e governador civil deste distrito, “em atenção aos seus merecimentos, serviços e mais circunstâncias, e como testemunho da real consideração”.
1924 — Grande peregrinação à Penha, em que tomaram parte o Arcebispo de Braga o Bispo de Bragança nosso conterrâneo.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home