Efemérides vimaranenses: 10 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1288 — Troca feita entre o cabido, com autorização do prior D. Paio Domingues, e o guardião Afonso Rodrigues e seus frades de São Francisco, de terras, moinhos, casas e casais, sitos nesta vila e seus arredores, e em Brito, Oleiros e Lanhas; neste documento é mencionado o Campo da Feira, o Toucinho, casais que tinham sido do hospital do concelho, em Brito, São Vicente de Oleiros e São Paio de Lanhas. – Pergaminho da Colegiada n.º 44 – Vimaranis Monumenta Histórica doc. 277 fl. 345 – Curioso .
1641 — O cabido, em sé vaga, elege o cónego Cristóvão Ferraz dos Guimarães para capitão dos privilegiados de Nossa Senhora da Oliveira, com toda a autoridade que lhe competia na forma da sentença del-rei D. João IV, pela recusa que o chantre, Dr. Roque Ferreira Pereira, fez deste cargo de capitão para que tinha sido nomeado na primeira vez que os ditos privilegiados foram em socorro contra os castelhanos no Alto Minho; e, como fosse preciso lá voltar, o referido Chantre, como desculpa, alegou não poder tomar parte em tal jornada.
1654 — O corregedor Baltazar Barbosa de Araújo, participa a el-rei, um caso que se dera a 15 de Agosto, dizendo-lhe que, a fim de evitar desgraças, mandara lançar bandos para que nas festas a Nossa Senhora da Oliveira nenhum careta trouxesse armas de nenhuma sorte, isto sob penas de dinheiro e degredo, e, para cumprimento destas ordens, apenas homens que com suas armas o acompanhassem e ao juiz de fora, sendo assim mantidas as suas ordens, porquanto uma estocada que se dera foi numa rixa nova entre lacaios desencaretados, e sucedendo que prendendo o juiz de fora a um careta por trazer um mangal, e levando-o à cadeia, ao passar por junto da Colegiada, os cónegos o tiraram à força e com violência e de poder absoluto das mãos do dito juiz e seus oficiais que o levavam preso, e requerendo-lhes o juiz da parte del-rei, com muita eficácia, que não se lhe tirasse o preso, eles o não quiseram fazer e o levaram para onde lhes pareceu e soltaram palavras pesadas contra o dito juiz e seus oficiais e desautorizando a justiça del-rei e fazendo-se régulos, escandalizando o povo que ali se ajuntou, pelo que aconselhava a S. M. que mandasse passar lei, com gravíssimas penas, proibindo haver caretas em festas. Seguiu-se uma devassa pelo corregedor.
1784 — Antes das 8 horas da manhã, chega com grande pompa a esta vila o Arcebispo D. Gaspar de Bragança, e às 11 horas o Cabido, incorporado e precedido do porteiro da maça, foi cumprimentá-lo.
1842 — A mesa e definitório da Ordem Terceira de S. Domingos determinam que se de dê princípio à sacristia da sua capela, como fora deliberado em 17 de Março deste ano, e à casa do despacho, continuando as obras na traseira da mesma capela.
1875 — Veio em procissão de penitencia, ad petendam pluviam, O Bom Jesus, da Costa, para a igreja de S. Francisco, onde houve Preces neste dia e nos 2 seguintes.
1884 — Reuniu a mesa do Cordão e Chagas para tratar da celebração do 15º centenário de S. Dâmaso; resolveu convocar uma grande reunião de todas as autoridades, corporações, imprensa e demais pessoas gradas.
1892 — Provisão do Arcebispo autorizando a transferência definitiva da paroquia de S. Sebastião para a igreja das Dominicas, conforme a Câmara lhe requereu a 5-VIII.
1916 — Não houve peregrinação à Penha, foi proibida 2 ou 3 dias antes; era presidente de ministros António José de Almeida.
1922 — Ao fim da tarde, em regresso da peregrinação da Penha, o automóvel de João Mendes Ribeiro, industrial do Pevidém, no largo da Independência, atropelou e matou um rapaz de 12 anos natural desta cidade.
1933 — Realizou-se a Peregrinação à Penha, apesar da impertinente chuva miudinha, foi muito concorrida. Na véspera, à noite, houve procissão das velas e em seguida a adoração do Santíssimo que ficou exposto toda a noite na igreja de Nossa Senhora da Oliveira. A peregrinação saiu do Campo da Feira
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home