Efemérides vimaranenses: 14 de Setembro

Gravura antiga representando o Toural. Ao fundo, a antiga igreja de S. Sebastião.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1560 — Falece D. António Nogueira, natural de Guimarães e um dos mais nobres vimaranenses. Foi cónego regrante
1619 — Em vereação compareceu Mónica Rodrigues e disse que tinha em rua de Couros uma casa de lagar, de que pagava 150 réis à Câmara, que ardera e ficara o chão somente, e ora eles vereadores tomavam o dito chão para fazerem uma ponte e passagem por aí, a qual terra ela largava e pedia-lhes quitassem o dito foro: deliberaram reduzir-lhe o foro e fazer aí ponte, porque por ali concorriam muitos carros e pessoas, para dar passagem para além dos pelames; tinha sido resolvido já em 1618 construir-se.
1643 — El-rei D. João IV, por seu alvará, faz doação à rainha D. Luísa, do reguengo de Guimarães, para seu património, em quanto nos seus reais almoxarifados lhe não declarasse assentamento como haviam tido as rainhas suas antecessoras, o qual no domínio castelhano fora dado ao Marquês de Alenquer e ao duque de Bívar.
1717 — Chegou do Porto a imagem de Cristo crucificado que a madre Maria de Nazaré com licença do arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, aí mandara esculturar para o coro de baixo do seu convento de Santa Clara, e, para o azeite da sua lâmpada de prata, lhe pôs na comunidade 120$000 réis, e deu mais 80$000 réis para a cera, com 4 castiçais de prata, para em todo o tempo sr assistido com toda a veneração.
1798 — O Cabido soleniza o 50.º aniversário natalício do seu D. Prior, D. Luís de Saldanha e Oliveira, com missa cantada e Te-Deum e de tarde ladainha, tudo a música, e à noite grande fogo de vistas e do ar.
1811 — Provisão concedendo licença a D. Leonor de Faria Machado para fazer um coberto de pedra e telha em duas nascentes de água medicinal, um para cada uma, e aí fazer dois banhos, que havia em frente e junto à sua casa nobre de Azenha,
1829 — Logo depois de Trindades, foram espancadas no campo do Toural e em outras partes da vila, algumas pessoas de bem, constitucionais, entre as quais o bacharel José Ferreira Alves Costa e seu vizinho Henrique Navarro. De aí em diante ninguém saía de noite com medo de apanhar. P.L.
1833 — Decreto do Duque de Bragança, regente, nomeando Procurador-geral da Coroa ao doutor João Baptista Felgueiras.
1863 — O barão de Nova Sintra e o barão da Glória, seu irmão, mandam entregar cinquenta mil réis cada um para custear as despesas do novo Asilo de Santa Estefânia.
1885 — A repartição da Fazenda Nacional passou do palacete dos Laranjais para o das Lamelas.
1891 — É decretada a reorganização da Colegiada com obrigação de ensino, autorizando o Governo a fazer os regulamentos, prover os benefícios e fixar o quadro capitular conforme as resoluções das cortes em 11 de Agosto deste mesmo ano; ficando sem valor a lei de 1 de Dezembro de 1869 e todos os mais decretos em contrário com respeito à Colegiada; sendo isto devido ao deputado por este círculo e ministro da Fazenda João Franco Pinto Ferreira Castelo Branco, o qual instou com os seus colegas e amigos principalmente com o conselheiro Lopo Vaz, ministro da justiça e negócios que também era chefe do partido regenerador, para obter este memorável monumento de religião e instrução que tão desastradamente acabou devido à lei de 20 de Abril de 1911.
1892 — Em sessão de câmara é arrematada a torre da igreja de S. Sebastião, que ia ser demolida e a sede paroquial para a igreja das Dominicas, por Joaquim Mendes da Silva Cerqueira (o Racha de S. Lázaro) por cem mil e cem réis!!!, insignificantíssima quantia. É a actual de S. Miguel de Creixomil.
1933 — Grande incêndio numa mercearia em Campelos, às 4 da manhã: a pequena casa, que não estava no seguro, ardeu toda, e uns artistas que nela pernoitaram, Joaquim Martins e esposa, Margarida Gonçalves Martins, de Vila Verde, morreram asfixiados a apareceram: separados, o tronco dos braços e pernas, de um, a cabeça e pernas de outro. Versão popular fogo posto.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home