Efemérides vimaranenses: 12 de Setembro
A antiga igreja de S. Sebastião
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1475 — Josefa Luísa Peixoto de Sousa, solteira, filha natural do cónego António Mesquita Lobo e de Serafina Micaela de Sousa Peixoto, de S. Tomé de Travassós, assistente na rua de S. Domingos, faleceu de repente neste dia em casa de uma amiga sua em Alvim de Além, da freguesia da Costa, onde costumava assistir algum tempo. Foi sepultada na igreja de S. Domingos, acompanhada com a Curaria, frades de S. Domingos e de S. Francisco e a tumba de 6$000 réis; deixou herdeiro e testamenteiro seu irmão Luís António de Sousa Lobo.
1619 — Luís Fernandes faz contrato de arrendamento da renda dos reguengos desta vila, de que era donatário o Marquês de Alenquer, por sete mil cruzados, cujo pagamento seria feito em terços ao Bispo de Coimbra.
1659 — A Misericórdia de Lisboa pede ao Cabido de Guimarães esmola para o hospital real de Todos os Santos que estava em aperto por causa dos grandes gastos nos anos anteriores, devido aos muitos doentes, a maior parte de soldados de Badajoz e da praça de Elvas.
1828 — Sai da cadeia para a Relação do Porto uma leva de 16 presos constitucionais. Desde a cadeia até fora da vila foram acompanhados por bastante povo dando-lhes apupadas e chamando-lhes vários nomes injuriosos. Nesta ocasião também deram alguns foguetes do ar. P.L.
1856 — A câmara e o conselho municipal reúnem em sessão extraordinária, e deliberam “que convinha ao interesse público que houvesse mais um médico nesta cidade para o curativo dos enfermos pobres, principalmente na crise de moléstias contagiosas, se por desgraça chegassem a invadir a cidade as que então infestavam algumas localidades”. Depois de aprovada pelo conselho de distrito esta deliberação, foi posto a concurso este partido de medicina.
1886 — Reúnem as assembleias gerais das associações Artística e Comercial e resolvem ambas representar aos poderes públicos pedindo que seja deferido o requerimento dos ourives deste concelho e dos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto e Povoa de Lanhoso, para que seja criada nesta cidade uma contrastaria.
1892 — Veio a licença do Arcebispo de Braga, concedendo a transferência da sede paroquial de São Sebastião para a igreja das Dominicas.
1898 — Faleceu em Petrópolis, Brasil, tendo 82 anos, o comendador Fernando de Castro Abreu Magalhães, que havia dado para a Penha as estátuas de Pio IX e Nossa Senhora de Lourdes, em mármore, 400$000 réis para principio da igreja e 100$000 réis para também princípio do hotel.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
1 Comments:
Estou fazendo uma pesquisa sobre o comendador fernando de castro abreu magalhães, que possuiu uma fazenda de nome santa fé, em carmo-rj. Gostaria de saber se vc tem fotografias e outros documentos relacionados a ele.
abraços fraternos
rogério zuchelli
Enviar um comentário
<< Home