Efemérides vimaranenses: 15 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1503 — Transacção feita entre a Câmara e os clérigos coreiros, pela qual a Câmara continuou a conservar 4 traves ou barrotes “que o concelho tinha na face de umas suas casas que ele dito prioste e clérigos tem na rua de Santo Espírito onde soía de ser judiaria, as quais traves atravessam a rua para a casa dos presos que soía de ser sinagoga dos judeus”, pagando anualmente aos coreiros 50 reais enquanto as conservasse.
1732 — Carta do vedor geral, de Viana, enviando a provisão régia, de 1 deste mês corrente, para a Câmara eleger 3 indivíduos idóneos, para deles um ser pagador geral da gente de guerra da província.
1752 — Faleceu Francisco Teresa, mulher de Domingos de Sousa, assistente no Logarinho, da freguesia da Costa, de uma grande queda que deu de uma figueira abaixo.
1807 — A mesa da Misericórdia admite, para o lugar vago de quem tratava dos presos doentes nas cadeias da correição e do castelo, ao cirurgião aprovado e do partido do hospital, António José Ribeiro, para os tratar em cirurgia e medicina.
1837 — Saíram desta vila para a cidade de Braga os soldados que nela tinham entrado no dia de ontem para se reunirem à tropa cartista. Também foi a cavalaria que tinha vindo fazer a aclamação da carta. A vila ainda continuava a estar em sossego, e só houveram algumas pequenas desordens causadas pelos soldados de cavalaria, querendo insultar alguns mijados. — P.L.
1841 — Na noite deste dia, logo depois de Trindades, foram dadas 2 facadas num alfaiate que ia a entrar para casa dos Coutos, e que era filho de um criado da mesma casa. Quem lhas deu foi um soldado do 18, que também tinha sido alfaiate. O referido foi recolhido ao hospital, onde faleceu no dia 17. P.L. – Numa correspondência de Guimarães, publicada no “Periódico dos Pobres no Porto” datada de 14 (erro, devia ser de 16, pelo que fica dito e pelo que vai dizer-se) diz-se o seguinte: - “Ontem à noite (15) foi faqueado à Porta da Vila por um Zeferino, soldado atirador do regimento 18; o faqueado está no hospital com os intestinos à mostra, e dizem morrerá por falta de operação. Hoje 16, às 9 horas da manhã um Vasconcelos soldado que foi do usurpador no regimento 12, depois criado do bacharel Domingos Manuel, e agora espalhador de unguentos nos panos para os doentes do hospital, em virtude de ontem lhe mandar o sapateiro Tomás (que morava ao pé de S. Paio – P.L.) pedir 800 réis do feitio de uns butes, se dirigiu à sua porta, e tirando do bolso do casaco uma pistola já aperrada, na acção de fazer pontaria se disparou, que felizmente não ofendeu o sapateiro: foi preso no acto pelo sapateiro e povo e está na cadeia. É acusado de ter cometido mortes na terra dele, pelo que se achava aqui retirado; e na Quaresma passada tinha dado um tiro no estudante de Fato, e ficou impune” – respeitante a este Vasconcelos, o registo da cadeia diz o seguinte: 16 de Setembro de 1841 – Francisco Augusto Pereira de Vasconcelos, desta vila, solteiro, cirurgião praticante no hospital, 24 anos; foi para a Relação a 18 de Janeiro de 1843 por escolta do batalhão 14. – referente ao faqueado, acima, consta do assento do óbito: Cipriano da Cunha (no livro da entrada: Cipriano da Silva) de 20 anos, natural de Ponte de Lima, solteiro, oficial de alfaiate, filho de Joaquim José da Cunha e Ana Luísa criados de servir dos Coutos do terreiro da Misericórdia, entrou no hospital a 15 e faleceu a 17 de Setembro de 1841 de “facadas em o peito e ventre penetrantes”. Foi sepultado na Igreja da Misericórdia no dia 18. – (Grande parte disto também o diz P.L.)
1900 — Faleceu no Porto, onde era industrial e comerciante, o comendador Domingos do Espírito Santo Guimarães, doador do carro funerário à Ordem Terceira de São Domingos desta cidade. Este vimaranense era filho do oleiro António José Fernandes, “o Pesquício”, que fora servo do convento das Dominicas e da paróquia de São Sebastião.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home