Efemérides vimaranenses: 22 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1576 — Frutuoso António, sapateiro, da rua Nova das Oliveiras, passou procuração a seu sogro Francisco Pires, assistente em Lisboa, para receber de el-rei a quantia de 6$248 réis, do soldo que ganhou como soldado em Tânger.
1674 — A mesa da Misericórdia, vendo que a casa estava de vago e por em quanto não tinha serventia para o hospital, em razão de não estar acabada nem a Misericórdia estar em tempo e com possibilidade para acabar, delibera arrendá-la à Câmara pela renda anual de dezoito mil réis, comprando-se a madeira para assoalhar e abarrotar e fazer uma escada em quanto se não aperfeiçoava a obra e acabava o hospital, a fim de ter lugar o dito arrendamento.
1778 — O juiz de fora escreveu ao cabido dando-lhe conhecimento da ordem da Rainha, de 22 de Agosto último, que mandava mudar o açougue e suas oficinas para outro sitio que não prejudicasse a vizinhança dele, prevenindo assim os funestos efeitos a que os mesmos prejuízos podiam passar, e fazendo-lhe saber, concorrendo à Câmara com ele para o pronto efeito dela, tinha determinado mudar o dito açougue e oficinas para fora da vila e para lugar menos cercado de vizinhança, e logo que ela se efectuasse não permitia por idêntica razão outro algum talho dentro dos muros da vila com vizinhança tão chegada como o actual açougue dele cabido.
1792 — O Príncipe D. João (6º) elege-se Juiz da Confraria de Nossa Senhora da Oliveira, como o havia sido o Príncipe do Brasil, D. José, seu irmão.
1837 — Foi o 2º dia de luminárias pelo parto da Rainha, andando uma banda de música a tocar o hino da Constituição de 1820 acompanhada de uns poucos de rotos. PL.
1885 — Falece no convento de Santa Clara, às 8 horas da manhã, a última abadessa e a última religiosa madre Ana Angelina da Conceição Moreira, que entrará no convento em 1828 e professara em 1831 tendo 16 anos, filha de Luís Pinto e D. Maria Madalena, da freguesia de Nossa Senhora da Oliveira desta cidade.
1886 — Às 7 horas da manhã faleceu, o negociante de couros, Jacinto José de Faria, valente patriota de Guimarães; era membro da comissão de vigilância na questão Brácaro Vimaranense e pertencia ao Grupo dos Entusiastas e foi o 1º que destes morreu.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home