Efemérides vimaranenses: 26 de Setembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1773 — É nomeado o (57.º) D. Prior de Guimarães, D. Luís de Saldanha de Oliveira e Sousa, sendo então tesoureiro-mor da Colegiada.
1821 — É eleito (a 8.ª vez) por votos, sendo os votantes, para um dos 4 lugares de secretários das cortes o bacharel, vimaranense, João Baptista Felgueiras.
1823 — Morre frei João Pinto, e é sepultado no seu claustro do seu convento da Costa. – Vid. “Revista de Guimarães”, vol. XXIX pág. 138
1825 — José Gomes Fernandes Baptista, um dos 2 fundadores do hospital da Ordem Terceira de São Domingos, por escritura deste dia, lavrada a fl. 141 vº da nota do tabelião João Teixeira de Araújo, compra por 340$000 réis a primeira casa para edificar o edifício do dito hospital, e dela tomou posse no próximo dia 29.
1834 — Morreu o ex-capitão do Rio, José António Fernandes Meireles, cunhado do major do Arco foi só ungido porque a febre maligna que o arrebatou, desde logo lhe tirou o juízo. Foi sepultado no dia seguinte na igreja das Capuchinhas. P.L.
1853 — Foi colocada na capela de São Pedro Mártir, na igreja de São Domingos, a nova imagem deste Santo patriarca, onde permaneceu até 1881 em que ficou substituída pela do Santíssimo Coração de Jesus.
1857 — Sábado – Às 11 horas da noite o 2.º sargento de caçadores 7, Francisco Joaquim Botelho, estando destacado em Vizela, no lugar da Lameiras, pôs a boca da espingarda, carregada com bala, na parte inferior dos queixos e, dando ao gatilho com o dedo do pé, suicidou-se. Declarou em carta praticar este acto por se achar alcançado nas contas da despesa do destacamento em 6$350 réis!!! Foi sepultado às 6 horas da tarde do dia 29 na igreja de Nossa Senhora da Consolação desta cidade. A igreja foi interdita.
1878 — Foi agraciado com a comenda de Cristo o vimaranense João Filipe de Magalhães Brandão.
1912 — Foi preso o grande proprietário e capitalista António de Freitas Ribeiro, desta cidade; e solto no dia de amanhã 27.
1915 — Foram restituídos ao seio dos seus por nada se provar que os incriminasse, João da Silva Canário, Manuel da Silva Marques, António Ferreira de Araújo e Joaquim da Silva Marques, moradores no Pevidém, que se encontravam no Porto, arguidos de tomarem parte nos últimos acontecimentos. Igualmente foi restituído à liberdade um operário da rua de Couros por nada se lhe provar.
1928 — Vieram 300 lisboetas em visita a esta cidade, à estátua, museu e castelo; trouxeram orquestra, e retiraram às 15h04.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home