Efemérides vimaranenses: 5 de Outubro
A Casa dos Laranjais (fotografia de 1900)
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1619 — Foi proibido vender trigo da terra misturado com o do mar.
1639 — Alvará em Lisboa, assinado pela Princesa Margarida, Vice-Rainha de Portugal, e por Miguel de Vasconcelos, ordenando que os corregedores das comarcas por onde o Terço de Guimarães de Álvaro Sousa passar na marcha para Cádis, lhe prestem todas as facilidades.
1722 — Provisão confirmando o alvará de 4 de Fevereiro de 1602 que concede à Misericórdia de Guimarães os privilégios e liberdades da de Lisboa.
1796 — Provisão concedendo licença para laboração e aumento da fábrica de sola e bezerros que em S. Torcato estabeleceram
1833 — Foram presas para a cadeia, duas filhas do falecido José Vicente, de Santa Luzia, a requisição da mãe, por lhe terem querido bater quando esta as repreendeu por causa da sua desenvoltura. PL.
1883 — Ao meio dia desabou repentinamente para a rua a beirada do telhado, onde habitava na rua da Rainha, antiga dos Mercadores, lado norte, o escrivão de direito Abilio de Almeida Coutinho; ficaram alguma coisa feridas duas pessoas que ali estavam.
1885 — 2ª feira - Tendo-se instalado ultimamente na Casa dos Laranjais a escola "Francisco de Holanda", começaram regularmente neste dia os cursos da mesma escola.
1892 — A Câmara resolve que o Passo existente no adro de S. Sebastião, cuja igreja andava demolindo, fosse colocado encostado à torre da de S. Dâmaso (má escolha de local) visto a anuência da mesa do Cordão e Chagas, e não no largo
1921 — Aniversário da República. Festejo reles.
1928 — Inauguração da iluminação eléctrica na Penha; ontem esteve iluminado o monte.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home