Efemérides vimaranenses: 2 de Outubro
A Colegiada de Guimarães.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1450 — O D. Prior e o Cabido resolvem, atendendo ao desfalque das rendas, conceder sepultura no corpo da igreja e capelas, principal e colaterais, a quaisquer pessoas que julgassem dignas disso e se estas por esta concessão dotassem a igreja de ornamentos, privilégios, honras, liberdades, terras, herdamentos, censos, aniversários ou outras quaisquer rendas perpétuas, as quais seriam repartidas igualmente entre o prior e cabido. Foram exceptuados deste encargo os cónegos, que teriam livremente sepultura no lugar por eles assinado, entre os altares da Trindade e do Santo Conde, infra cancelos trás de Santa Maria do Porto. - Pergamº nº 280. -
1667 — Faleceu "com os bofes delidos, cheio de honra e gloria" o mestre de campo, João Rebelo Leite, natural de Guimarães. - Vide: Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães, pelo padre Torquato Peixoto de Azevedo, pág. 400 e seg.; P. Caldas, 1º, 259 ; "O Espectador" nº 49; "História de Portugal Restaurado", do Conde de Ericeira.
1822 — Neste dia e nos dois seguintes fazem-se preces na Colegiada, Misericórdia e S. Francisco por causa da muita chuva que não deixava fazer as colheitas. P. L.
1847 — Foi o 2.º dia em que choveu mais nesta vila e arrabaldes desde que principiou o Verão, tendo havido uma grande seca, como já á muito tempo não lembrava. P. L.
1847 — Falece em Coimbra o vimaranense
1862 — Decreto mandando a todas as corporações fazer entrega de todos os documentos anteriores ao século XVI, que existissem nos seus arquivos, em que compreendeu o da nossa Colegiada.
1886 — Decreto, sendo presidente de ministros José Luciano de Castro, concedendo à Câmara de Guimarães, por ela e mais de dois terços dos cidadãos recenseados no concelho o terem requerido, a organização da de Lisboa, autónoma, com as modificações estabelecidas na secção 2ª, capítulo 1º, título 4º do código administrativo que estava em vigor. Igualmente para o Porto e Barcelos.
1905 — A Câmara reúne em sessão extraordinária e delibera representar nesta data ao Governo para que seja aprovado o último projecto da linha-férrea de Braga a Guimarães, que dera ultimamente entrada no Ministério das Obras Públicas.
1914 — Principiou a carreira de automóvel para Braga.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home