Efemérides vimaranenses: 30 de Setembro
A igreja do Campo da Feira na década de 1860
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1608 — Foi publicada na praça desta vila a Lei de 24 de Maio de 1608, respeitante a gados e bestas achados em lugares vedados.
1632 — A requerimento de
1792 — Aviso do ministro do reino, José de Seabra da Silva, dado no palácio de Queluz, referente à representação que o D. Prior de Guimarães fez à Rainha, sobre ter-se procurado perturbar a eleição da mesa da real irmandade de Nossa Senhora da Oliveira que devia ser feita na tarde do dia 14 de Agosto ultimo, mandando
1798 — O D. Prior de Guimarães, D. Luiz de Saldanha e Oliveira, acedendo ao convite que lhe haviam feito os frades da Costa, foi celebrar-lhes a missa do seu Santo patriarca, oficiada pelos melhores mestres de música, e tomar parte no abundante jantar “pelas variedades de diferentes manjares.
1848 — “Foram os ladrões (de noite) à sacristia da igreja do Campo da Feira desta vila, e roubaram alguns objectos de prata como cálices e mais um baú que lá tinha a guardar um padre. Os ladrões entraram pelo telhado.” P.L.
1851 — Esteve
1863 — Ás 11 horas da manhã, a expensas da câmara e do cabido, celebrou-se na colegiada um solene Te-Deum a instrumental, pelo nascimento do príncipe real D. Carlos.
1864 — A Câmara representa a El-Rei para que a estrada desta cidade ao Porto por Santo Tirso seja entregue à direcção das Obras Publicas e a despesa a fazer com ela por conta do Estado.
1877 — Dá o seu 1º espectáculo no Teatro de D. Afonso Henriques uma companhia de zarzuela.
1932 — Na noite de hoje para amanhã foram atrasados os relógios.
1935 — Encerrou-se, para obras a igreja Colegiada; a imagem de Nossa Senhora da Oliveira colocaram-na no altar lateral da parte do evangelho da igreja do Carmo.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home