Efemérides vimaranenses: 29 de Setembro
A viela da Arrochela, desenho de António-Lino
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1463? — Criação do titulo de Conde de Guimarães para os monarcas reinantes. Este título havia sido dado, por mercê de el-Rei D. Afonso V, no ano de 1461? ao filho do duque de Bragança D. Fernando, 1º do nome, por ter ido a Africa com 200 cavalos e 1000 infantes, à sua custa.
1483 — O cabido de Guimarães fez transacção com os moradores
1559 — Com notável solenidade é lançada a 1ª pedra do convento
1795 — A irmandade da Misericórdia reuniu em assembleia geral para deliberar sobre o que conviria fazer para impedir a construção das casas da rua de Arrochela, com frente para o Toural lado nascente, por subirem muito acima do muro da vila, o que não só tornava escuras as enfermarias do seu hospital, mas tirava-lhe o ar puro. Decidiu que por todos os meios judiciais e outros quaisquer, fossem impedidas tais construções, e nomeou para isso os irmãos Paulo Joaquim Branco de Carvalho e José António de Carvalhais Mascarenhas, dando-lhes procurações, dinheiro preciso e o servo da Casa às suas ordens, que nesse tempo servia de solicitador da mesma.
1839 — A mesa da Misericórdia delibera, que os clínicos façam duas visitas diárias aos doentes do hospital, de manhã e de tarde, porque assim se praticava nos hospitais das terras mais ilustradas.
1841 — À noite foi arrombada a Capela do Campo Santo desta vila, e os ladrões se contentavam a pouca cera que nela existia, que era a única causa que eles podiam roubar. PL.
1892 — A comissão municipal, delibera: que de ora em diante a rua de Santa Rosa de Lima, e antes rua Travessa das Oliveiras, passa a denominar-se de S. Sebastião; a de S. Sebastião, antes Trás-os-Oleiros, seja travessa de Camões, e o largo de S. Sebastião junto à praça de D. Afonso Henriques tenha também esta denominação; que por causa das obras a efectuar com a demolição da igreja de S. Sebastião, os actuais mercados de cereais que aos sábados se efectuavam no largo de S. Sebastião e no campo do Toural passassem interinamente para a praça de D. Afonso Henriques, estabelecendo-se um e outro mercado nas extremidades da dita praça; e que para a invasão do povo até próximo das grades que circuitam a estatua ali levantada, fossem nos dias de mercado colocados postes a
1901 — Vieram em excursão a esta cidade operários do Porto e Braga. Os operários socialistas de Guimarães tem uma folha aos operários Bracarenses publicaram, número único “Fraternidade Operaria” dedicado aos excursionistas portuenses; todo em papel vermelho.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home