Efemérides vimaranenses: 28 de Setembro
Visita à Citânia de Briteiros na década de 1930
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1747 — Bento Lopes, homem pobre, armador, morador na rua de Santa Luzia, freguesia de São Paio, requereu ao Arcebispo D. José, que residia em Guimarães, e expôs-lhe: que lhe morreu a mulher de parto e juntamente o menino recém-nascido lá baptizado a qual estava na tumba com o filho nos braços e, estando reunidas as comunidades e a Misericórdia para lhes fazerem o enterro, a Coraria, que também ai estava, requisitava ou lhe desse esmola dobrada, ou lhe tirassem o menino e fizessem novo enterro, isto por ódio e vingança a ele requerente por demandas que há tido com ela Coraria. O Arcebispo despachou: “Sejam conduzidos os cadáveres na mesma tumba e pague-se só um acompanhamento que o mais é espécie de ambição e impróprio dos eclesiásticos”.
1828 — A festa do Santíssimo Sacramento em Creixomil que neste dia se celebrou foi pomposa, saindo de tarde a procissão, que já há anos que a não tinha havido. PL.
1833 — O corregedor interino ordena que as corporações da vila e comarca, e pessoas particulares dêem roupa; capotes, calças, mantas, etc., para o exercito realista, indicando a cada um o que devia dar. Com o mesmo fim também escreve aos mesmos o governador militar Gaspar Leite de Azevedo, da casa do Cano. – PL. – O Cabido fez o donativo de 50$000 réis para capotes e calças.
1844 — Teve lugar a primeira arrematação para a iluminação da vila a azeite, sendo arrematante João Luís Pipa, negociante em Braga, que se comprometeu a acender cada lampião por 74 reis e 3 oitavos, durante 3 meses; ou 63 reis por cada lampião em cada noite, se a iluminação for todo o ano. – Vid. 15-XII-1844 -
1845 — Saiu o Senhor dos Passos, do Campo da Feira em procissão, para Deus Nosso Senhor dar bom tempo, já há 3 dias havia sol, para se poder apurar e fazer as colheitas. Acompanhava bastante povo. PL.
1863 — - 2.ª feira – Às 9 e meia horas da noite, foi anunciado por 3 girândolas de foguetes lançadas no Toural o nascimento do príncipe real, D. Carlos, tocando ao mesmo tempo repiques de sinos em todas as torres e percorrendo as ruas da cidade uma banda de música. Nos 3 dias seguintes houve as demonstrações do costume, repiques, foguetes, iluminação, produzindo belo efeito a dos paços municipais.
1884 — Às 7 horas da manhã, sai do largo
1890 — A classe dos fabricantes de calçado, obra de feira, vai a sua rusga à romaria de São Mateus, a Gonça, (como iam lá há muitos anos), sendo esperados à entrada da romaria por numerosos caceteiros que os puseram em debandada, ferindo-os e rasgando-lhes os factos exóticos que levavam. Não voltaram mais em ano algum à romaria.
1930 — -Domingo- Visitaram Guimarães e a Citânia de Briteiros os membros do Congresso Internacional de Antropologia e Arqueologia; foram muito bem recebidos pela cidade e obsequiados pela
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home