Efemérides vimaranenses: 10 de Outubro
D. Frei Bartolomeu dos Mártires
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1422 — Carta do 9º Conde de Barcelos, nomeando Almoxarife e Juiz dos direitos reais em Guimarães e seu termo a João Esteves, irmão do doutor Pedro Esteves Cogominho.
1525 — É confirmado D. Prior de Guimarães D.
1579 — Neste dia e em alguns seguintes o Arcebispo D. fr. Bartolomeu dos Mártires fez visitação à igreja de S. Paio de Guimarães e, na respectiva carta, entre outras coisas, manda ao cura notifique os oficiais do hospital
1600 — O imaginário e mestre de pedraria,
1607 — O samblador Jerónimo Fernandes toma à Câmara, por arrematação, pela quantia de dez mil setecentos e oitenta réis, a obra do retábulo da Capela de S. Lázaro, que havia de ter 15 palmos de alto, com suas colunas, bancos, painéis e tudo mais que era costume de um retábulo, e com o forro do altar que se havia fazer de novo por cima e com sua porta, cuja obra começaria a 10 de Novembro e acabaria por todo o mês de Janeiro de 1608.
1677 — O vimaranense João de Salcedo e Silva escreve do Porto de Santa Maria ao cabido e confrades de Nossa Senhora da Oliveira, enviando-lhes, por intermédio do padre Jerónimo Fernandes Vaz seu primo, 16 voltas de cadeia de filigrana de ouro com 2 passadores, tendo o peso de 2 marcos e 6 oitavos (é o que chamam meada de N. Sra. da Oliveira), e uma cruz no centro e mais 66 em redor (que faz parte do peitilho da mesma Senhora), cuja oferta fazia a Nossa Senhora da Oliveira, não só por ter recebido o baptismo na sua igreja, mas pela protecção que lhe dispensou sempre, pois, deixando em criança a sua terra, fizera-se peregrino em as alheias, inclinando-se mais aos bulícios da guerras que aos estudos de Coimbra, em navegações e campanhas onde sofrera menos, não só pelas suas obras, arranjando postos militares e recebido honras pelos soberanos, a quem sempre servira, mas pela protecção da sua Padroeira, a quem nunca esquecera, esperando ainda fazer-lhe ofertas maiores. A citada carta existe no arquivo da Colegiada. Por esta notícia esclareço a origem dos 2 objectos doados, que têm algumas falsas legendas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home