Efemérides vimaranenses: 9 de Outubro
D. Pedro de Alcântara (D. Pedro IV de Portugal) no leito mortuário.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1775 — O mestre carpinteiro
1776 — Manuel Joaquim Proença, entalhador imaginário, morador no Campo da Feira, obriga-se, por escritura, à Misericórdia, fazer-lhe as grades da igreja por 60$000 reis e cada balaústre por 800 réis.
1820 — Chega a Guimarães uma companhia de cómicos Espanhóis, que aqui representou, demorando-se até 4 de Janeiro do ano próximo. PL.
1822 — Foi São Francisco conduzido processionalmente para a igreja
1834 — Celebra-se na Colegiada um ofício por alma do Incomparável Ex-Imperador do Brasil o Snr. D. Pedro de Alcântara ex-Regente que foi de Portugal e Pai da Rainha Reinante a srª D.
1862 — Solene Te-Deum na Colegiada, celebrado pelo Cabido, conforme lhe ordenara o D. Prior, em acção de graças pelo casamento del-rei D. Luís I, assistindo a Câmara promotora das festas do consórcio, autoridades administrativas e judiciais com seus subalternos, vários titulares e muitos cavalheiros da cidade, estando fora, no largo, o batalhão de caçadores 7 que, findo o religioso acto, e dados os vivas às Majestades e á Carta, deu as descargas do estilo.
1873 — Instalação da companhia dos Banhos de Vizela.
1911 — 2ª feira - Á noite, um grupo de homens e mulheres que regressavam de uma vindimada, em Briteiros, deu vivas à monarquia e morras à república, até aos portais da quinta de Serafim Antunes Guimarães.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home