Efemérides vimaranenses: 7 de Outubro
Eduardo de Almeida
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1327 — O Bispo de Évora e ex- D. Prior de Guimarães, D. Domingos Anes Jardo, estando em Riete, foi nomeado bispo de Lisboa pelo Papa Nicolau IV.
1558 — No tribunal da Inquisição de Lisboa compareceu Manuel Pires, bainheiro, natural de Guimarães e disse que andando na galé Vitória na costa do Algarve, galé de que era capitão Luís de Faria, o seu cativo, índio chamado Sebastião, disse que era melhor «fazer bee a huu mouro que a hu christão porque he mylhor ser mouro que christão.»
1658 — Ordem do conde de Castelo Melhor, em Paredes, para o capitão-mor de Guimarães, Gregório Ferreira de Eça, mandar logo toda a gente, exceptuando o das Tábuas Vermelhas, para a fronteira e armada.
1736 — Carta de El-rei à Câmara noticiando-lhe o nascimento de um neta, filha do príncipe, para que faça os festejos costumados.
1784 — Para solenizar os anos do Arcebispo D. Gaspar de Bragança, que estava em Guimarães, celebrou-se missa solene e Te Deum na igreja da Misericórdia, que estava belamente ornamentada, tomando paterna orquestra umas 40 pessoas. Findos este actos, o Arcebispo, que assistiu a eles, dirigiu-se, em meio de uma concorrência extraordinária, para o paço em que se achava, e aí deu beija-mão público. De tarde cantou-se uma Ladainha na Colegiada a que ele assistiu e, voltando para o paço, aí se realizou às 5 horas uma academia e às 8 horas da noite um lindo fogo com que o Cabido o obsequiou.
1878 — - 2ª feira - Ao meio dia sobre esta cidade um furioso vendaval, como por aqui não havia, de há muito, memória de outro. A chuva, impelida por um vento desabrido, foi em torrentes, parecia que se abriam as cataratas do céu e que se despenhavam de lá enormes catadupas de água. O tufão, na sua impetuosidade, arrancou umas árvores, quebrou outras, destelhou casas e fez outros muitos estragos, sendo tudo isto lamentável nas freguesias da ribeira das Taipas, não havendo por ali casa que não ficasse destelhada, medas derrubadas, árvores arrancadas e pinheirais completamente destruídos, uma completa desolação.
1906 — "Enterro Socialista" do sapateiro "o chaminé"
1910 — Tomou posse da administração do concelho o dr. Eduardo Almeida Júnior.
1934 — Inauguração da escola primária em S. Jorge de Selho.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home