Efemérides vimaranenses: 8 de Outubro
Os Paços do Concelho, onde em 1910 Eduardo de Almeida leu a proclamação da República.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1657 — A Câmara, tendo conhecimento que o povo andava gritando que não havia azeite nos mesteirais, porque estes o não podiam comprar para vender pela taxa posta, taxou-o a 36 réis, visto ser comprado por eles a 1$650 réis o almude.
1829 — Chega a noticia de terem subido ao Oratório da Relação do Porto e réus sentenciados "(foram executados no dia 9 deste)" por opiniões políticas, um era sargento de cacadores 10 e o outro era estudante, de Albergaria. Foram mais 3 presos sentenciados "(entre os quais o Bandeira escrivão desta vila)" a diferentes degredos por toda a vida. PL. José de Sousa Bandeira, escrivão do judicial e notas desta vila, casado natural de Lisboa e residente nesta vila de 39 anos, foi sentenciado a ir degredado por toda a vida para o presídio de Pongo Andongo, pena de morte se voltar, e assistir às execuções.
1863 — A Câmara felicita El-Rei pelo nascimento do princípe real, D. Carlos.
1882 — A Assembleia geral da
1883 — A filha mais velha do surrador Fitas, casada com surrador, moradores na mesma casa no Eirado do Forno, fez, de tarde, tal banzé com o seu marido, dentro em casa, que os vizinhos saíram para a rua, cuidando que havia incêndio, o marido, deixou-a e veio para a loja, ela, por ele assim proceder e não lhe ligar importância, julgou-se desconsiderada e veio á varanda no 2º andar, pendurou-se da parte de fora pelas mãos, grita, os que estavam na rua acodem, esticam nas mãos um cobertor (o marido também segurava uma das pontas), ela vendo que não tinha perigo desagarrou-se e veio cair no cobertor. Não faltaram risos e comentários.
1884 — Tendo precedido 2 dias de Preces, sai em procissão da sua igreja imagem de S. Sebastião, por causa da aproximação da cólera, o qual foi acompanhada por grande número de fiéis, tomou parte na procissão, acompanhando-a o arcebispo de Mytelene, João Rebelo Cardoso de Menezes: era eleito mas ainda não estava sagrado.
1907 — Entusiástica e animada manifestação à noite, promovida pela direcção da
1910 — Ao meio dia e poucos minutos chegou ao largo de Nossa Senhora da Oliveira uma força do 20 de infantaria, que veio pela rua Nova
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home