Efemérides vimaranenses: 9 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1537 — O infante D. Henrique, Arcebispo de Braga, faz visitação à Colegiada e, na respectiva carta, publicada na "Revista de Guimarães", vol. 34, pág. 98 .- É documento precioso por declarar o nome do doador da rica custodia, sendo de lamentar não dizer o do ourives. Entre os capítulos deixados, os mais curiosos são os seguintes: Manda colocar o sacrário na capela-mor e aí estará "em quanto se não concertar a capela que ora para isso quer fazer Gonçalo Anes cónego por sua devoção. Ao qual muito encomendamos que tão virtuosa obra não deixe de levar avante com diligência como já fez em dar a custódia rica que deu à dita igreja para o santo sacramento….. E mandarão pintar as portas do retábulo de prata da parte de fora de boa pintura…… e assim o espelho de pedra da parede do dito coro que está muito perigoso, e em necessidade deve segurar e correger, pelo que encomendamos muito aos ditos prior e cabido que mandem segurar e correger o mais em breve que poderem pois vêem quão necessário é"
1613 — Falece no convento de Azurara, onde em 1551 recebera o hábito de franciscano da provincia da Piedade, o virtuoso padre frei Pedro de Guimarães-
1725 — Carta régia noticiando à Câmara o ajuste de casamentos do Príncipe real com D. Mariana Ana Vitória e a infanta D. Maria com o príncipe das Astúrias.
1822 — Houve na noite deste dia um grande incêndio na casa de Domingos Manuel do Ribeiro. PL.
1834 — Morreu a mulher do Racha Cus da Estrada Nova. Foi sepultada no dia seguinte na capela dos 3.os Dominicos. PL.
1935 — À noite, na povoação das Taipas, houve grande sublevação do povo, chegando-se a tocar os sinos a rebate. Foi o caso de, pelo arcebispo, ter sido nomeado, reitor para aquela freguesia, o padre Silva Gonçalves, sendo ali recebido, por alguns paroquianos, que resolveram deitar foguetes, enquanto que os restantes paroquianos saiam para a rua, ao toque dos sinos a rebate, e clamavam em alta voz, que se fosse o novo pároco embora, pois queriam o reitor Antunes que já ali estava e por quem já tinham feito um abaixo assinado, que levaram até junto do Arcebispo, posto que não tivessem sido atendidos – diziam - em tão justa petição. Houve alguns sopapos e tiros disparados para o ar, pelos adeptos do novo reitor, sendo finalmente, requisitadas algumas praças do Posto da Guarda Nacional, desta cidade, que chegadas àquela povoação dispersaram os manifestantes, que protestaram que jamais pagariam os direitos ao novo reitor. - O Comércio de Guimarães diz: Ás 7 e meia horas da tarde, 1 sapateiro, 1 tintureiro, 1 garfeiro, 1 alfaiate e uma vendedeira de pão trigo, todos da freguesia de S. Tomé de Caldelas, alteraram a ordem e tranquilidade pública, tocando os sinos a rebate, arrombaram a porta da Igreja, partiram os vidros da porta e janelas da residência paroquial, injuriaram, arremessaram com terra, lama e pedras o Padre Silva Gonçalves e pretenderam invadir a Pensão Vilas, logo após a entrada daquele senhor.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home