Efemérides vimaranenses: 12 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1614 — O provedor da Misericórdia participa à mesa e ao definitório, que estava tratado com Francisco Moreira, mestre de obras, da cidade do Porto, de este fazer o retábulo por 180$000 réis, por não encontrar quem melhor o fizesse; todos deliberaram que se celebrasse contrato. Logo o dito Francisco Moreira, enxambrador e entalhador, por escritura na nota do tabelião João de Faria, obrigou-se a fazer o retábulo a toda a altura e largura da capela-mor da Misericórdia com 3 altares, de castanho, no prazo de um ano, por 180$000 reis, conforme a traça assinada pelo provedor da Misericórdia, pelo Juiz de fora e por ele Francisco Moreira, obra que era à custa dos irmãos e de algumas pessoas devotas; e o dito provedor, Pedro Vieira da Maia, declarou que se o mestre tivesse pronto, acabado e assente na igreja o retábulo até dia da Visitação de Santa Isabel para nele se dizer missa no referido dia, lhe prometia de pitança 50 cruzados de sua fazenda e a capa que nesse dia trouxesse aos ombros.
1771 — Provisão de ampliação, dada por el-rei D. José, para a Real Colegiada de Nª Sª da Oliveira, de que ao oficio que nomeia de tabelião e escrivão dos prazos, contratos, arrendamentos e de tudo o mais respeitante à mesma Colegiada, fiquem também pertencendo as diligencias das execuções dos foros, contratos e arrendamentos dos bens da dita Colegiada, salva porém a distribuição dos ofícios do geral da vila de Guimarães, conforme o decreto de S. M. deste mês e ano.
1777 — A irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, sendo-lhe presente uma proposta que o seu provedor já tinha feito à mesa, delibera que o palanquim e o parapeito ou peitoril sobre a porta principal da igreja, que estava no risco mas desfeava a obra, fosse substituído por uma grade de vidros de pedra e também se acrescentassem mais duas pirâmides sobre as pilastras dos lados das colunas assim como as que iam sobre estas; e logo sendo chamado o mestre da obra, Vicente José de Carvalho, foi justo com ele tal mudança e acréscimo por 14$400 réis, que ele recebeu em 1 de Janeiro de 1778.
1792 — O Arcebispo, D. fr. Caetano Brandão, estando a fazer visita nas freguesias de Airão, escreve ao cabido dando-lhe parte de que, na visita que fazia pelo arcebispado, pretendia demorar-se nesta vila alguns dias, sem por ora marcar o dia da sua chegada. A carta guarda-se no arquivo da Colegiada e tem as seguintes notas: "A esta carta respondeu o cabido secamente que folgaria com a sua vinda, e ficava esperando a notícia previa da sua chegada; e lhe mandou esta resposta pelo Porteiro do Cabido, porque a carta do snr. arcebispo tinha vindo por um carreiro de socos, carossa e aguilhada". - "Esqueceu-se S. Exa. finalmente de dar parte do dia aprazado; e o cabido não apareceu na sua entrada, nem lhe fez obséquio algum".
1829 — Partem da cadeia para a Relação do Porto três eclesiásticos que estavam presos por constitucionais, eram: Frei Fortunato de Santa Rosa, Dominico, natural desta vila, o Padre António da Conceição também desta vila natural, e um Padre de Golães (deve ser o Padre Luís Manuel da Silva e Costa, de Monsul - regimento da correição F.). No dia antecedente tinham saído do aljube de Braga para a mesma Relação mais Padres, entre os quais o Padre Rodrigo de Meneses ex-frade da Costa e o abade de Travassos. PL.
1850 — Entra para o recolhimento da Caridade, em Braga, a esposa do governador do castelo de Vila do Conde. Era acusada de adultério com o fr. Domingos da Silos Soledade "cupido", prior de Vila do Conde, residente em Guimarães. NB. era acusada pela opinião pública. F.
1857 — Por ordem do Arcebispo, transmitida ao seu arcipreste do julgado eclesiástico de Guimarães, é reconciliada, purificada e isenta de toda a censura eclesiástica, pelo pároco de S. Sebastião, com assistência do clero e fieis, a igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, devida a interdição pela inumação do cadáver do suicida, Botelho, sargento de caçadores 7. - Vide 26 de Setembro de 1857. -
1892 — Foram arrematadas por 11$300! As 4 sanefas do corpo da igreja de São Sebastião.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home