Efemérides vimaranenses: 12 de Outubro
A antiga igreja de S. Sebastião.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1600 — Alvará a requerimento da Câmara por se escusarem de levar o pálio nas procissões do Santíssimo Sacramento e nas outras de obrigação da Câmara as pessoas por esta convidadas o que dava origem a desordens, mandando que as varas do pálio fossem levadas pelos Vereadores dos dois anos antecedentes e quando algum tivesse escusa legitima os do 3º ano. O Corregedor e o Juiz de fora procederiam contra os que se escusassem sem motivo justo.
1701 — Alvará mandando que o Vereador Bento Peixoto de Azevedo seja obrigado a ir às sessões vestido à cortesão e não à soldadesca como ia e por isso o Juiz de fora o advertira e por não obedecer o prendera. Ele agravou para o Corregedor que não tomou conhecimento. O Alvará manda soltá-lo se ele obedecer.
1786 — Carta de exame de Violeiro a José
1802 — O D. Prior e Cabido, por escritura, concedem à irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos que coloque no adro da igreja de São Sebastião, de que eram padroeiros, o Passo que estava no Toural, junto à Porta da Vila, que era obrigada a tirar a fim de se ultimarem os novos edifícios.
1843 — "Foi o 1º dia em que principiou a chover depois do Verão o qual principiou muito tarde este ano, sendo tão quente que adiantou muito a colheita dos milhos, e esta abundante em consequência dos mesmos renderem muito. O vinho foi pouco e serôdio, pois antes do principio deste mês não se colheu nenhum". PL.
1872 — Foram assinados nesta data os estatutos da Associação de Socorros Mútuos Vimaranense, sendo a 1ª assinatura de
1879 — Á tarde principiou a trovoar em diferentes pontos distantes da cidade. Às 7 horas da noite continuavam ainda os relâmpagos, julgando-se a trovoada mais acalmada, quando logo após um relâmpago vivíssimo rebentou um trovão medonho, que sobressaltou a todos. Caiu um raio acima do lugar da Conceição, freguesia de Azurém, quebrando alguns pinheiros e uma carvalha no montado da Cecília. Para as Taipas uma faísca assombrou um cavalo dum trem, que vinha para Guimarães. O cavalo apenas caiu, ficando um pouco chamuscado, mas levantou-se em seguida e continuou a viagem.
1881 — A Câmara resolve proceder à organização dos projectos para a construção dum matadouro e de uma nova cadeia, para o que incluiria as necessárias verbas no orçamento ordinário que estava a confeccionar.
1892 — Principiou a ser alagado o Passo que era encostado à igreja de S. Sebastião; no dia 15 foi colocada a primeira pedra dele na frente da torre de S. Dâmaso, e aí ficou acabado em 31 deste Outubro.
1930 — Festa dos Chauffeurs na Penha a S. Cristovão e corrida da rampa.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home