Efemérides vimaranenses: 12 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1568 — O Arcebispo D. fr. Bartolomeu dos Mártires faz visita à igreja de S. Paio de Guimarães e, entre outras coisas capituladas, repete o que havia determinado na que em 1564 tinha feito, para o que encomenda ao D. Prior e manda ao Cabido, como padroeiros da dita igreja, façam de novo igreja no local da ermida de S. Sebastião.
1614 — Carta do Ministro Provincial da Observância dos Franciscanos nomeando sindico e administrador do convento de S. Francisco de Guimarães a António Dias Pimenta.
1797 — Despacho do Duque de Lafões permitindo que os oficiais de ordenança usem de banda em acto de serviço; concessão pelo Conselho de guerra a 5 de Fevereiro de 1795.
1826 — José da Costa e Silva e Josefa Maria mulher de António José de Passos, desta vila, presos por sumário de perturbação do sossego público por motim e sedição foram ambos pronunciados neste dia. Livres por sentença da corte de 14-III e 7-IV-1827.
1839 — Domingo - Na noite deste dia para o seguinte, nesta vila e seu distrito prendeu-se para soldado a esmo por ordem do administrador do concelho; encheu-se a cadeia, prenderam 60 e afinal enviados para Braga 19 ou 20, e destes só lá ficaram 4; o resto voltou solto.
1895 — Para o regimento n.º 3 de infantaria, parte de manhã o 2.º contingente de infantaria 20, composto de 17 soldados, que, com o 1.º que já havia partido, perfaz 40 soldados, destinado a completar o efectivo de guerra das duas companhias daquele regimento que marchavam para a Índia.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home