Efemérides vimaranenses: 13 de Outubro
D. Frei Bartolomeu dos Mártires.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1474 — Alvará, passado em Santarém e assinado por
1625 — Alvará concedendo o privilégio estalajadeiro a
1828 — Entraram na cadeia 2 constitucionais presos, acompanhava-os algum povo dando-lhes apupadas e "chamando-lhes negros, malhados, ladrões, etc." P.L.
1865 — Ás horas da manhã chegou ao seu palacete do Proposto, onde tocavam 3 bandas de música, com o séquito de 15 carruagens desde as Taipas, o visconde de Pindela governador civil. Á noite houve reunião, tocando à porta as 3 bandas e houve mais foguetes. No dia 15 houve lauto jantar que lhe foi oferecido pelo conde de Vila Pouca e a 16 retirou para Braga.
1868 — É feito mercê da medalha de prata para distinção e prémio concedido ao mérito, filantropia e generosidade, ao Visconde de Pindela,
1887 — A Câmara resolve concorrer com sete contos de réis para expropriação de todo o campo do Proposto, a fim de aí se edificar a escola industrial.
1888 — É concluída a torre da Penha que em 30 de Agosto último principiara a construir-se; custou 320$000 reis.
1892 — Os condes de Margaride dão uma soirée no seu palacete, em honra dos seus hospedes, general Vasconcelos e Sá e família e visconde de Silvares.
1915 — Este nesta cidade, visitando a Penha e S. Torcato o dr. José de Castro, presidente do ministério depois de jantar no hotel do Toural retirou para Braga.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
1 Comments:
He estado intentando traducir esta página. Pensé que era española pero no estoy consiguiendo una buena traducción al inglés. SJ xx
Enviar um comentário
<< Home