Efemérides vimaranenses: 14 de Outubro
O Vimaranense
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1597 — Diogo Freitas do Amaral, fidalgo, da rua de Val de Donas, faz procuração a 4 indivíduos de Lisboa e a um seu criado, para a causa que ora ele queria mover contra Heitor Homem Botelho ex-provedor desta vila, para que lhe pagasse 1:690$000 réis que lhe devia e os restituísse inteiramente a seu cartório e fosse condenado nas penas que por direito merecesse pela culpa que cometeu contra o regimento de seu ofício, na casa da Suplicação. - No seguinte dia 15
1804 — O Arcebispo defere o requerimento da abadessa
1822 — Grande festividade em S. Pedro de Azurem por os fregueses haverem vencido a renhida demanda, que traziam com o cabido da Colegiada padroeiro, que se negava a dar o azeite para a lâmpada do Santíssimo Sacramento. Desde este dia continuou a haver Sacrário com o Santíssimo Sacramento, que há dois anos não havia pela dita questão. PL.
1836 — Principiaram a haver Preces nesta vila, nas igrejas da Misericórdia e S. Francisco, para que Deus nosso Senhor desse bom tempo, pois que já há muitos dias haviam chuvas continuas, para se poderem fazer as colheitas que estavam ainda muitíssimo atrasadas. PL.
1885 — A Câmara resolve que, a feira anual que se fazia na freguesia de São Torcato na 2.ª feira seguinte ao 1.º domingo de Julho, se transferisse para o 3.º domingo de Maio, e os mercados mensais que era na mesma se faziam nos segundos domingos, se efectuassem na 1ª sexta feira de cada mês.
1915 — Saiu o 1º nº de um jornal semanário às quintas. Feiras "Vimaranense", independente, literário, noticioso e defensor dos interesses locais, sendo seu director, proprietário e editor Custódio
1934 — - Domingo - Às 4 horas nas salas dos Antigos Paços do Concelho, realizou-se a sessão solene de abertura do Arquivo Municipal de Guimarães ao público; discursou o Director do mesmo, Dr. Alfredo Pimenta.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home