Efemérides vimaranenses: 15 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1503 — O chantre de Guimarães, Fernão Nunes, bacharel em degredos como juiz apostólico, dá sentença na pendência que corria entre o prior do mosteiro de Caramos e o abade de Constantim, sobre conservar a chave do sacrário em que se guarda a Cabeça de S. Frutuoso abade de Constantim; sentença que foi confirmada pelo Papa Júlio II.
1826 — Os constitucionais deram um jantar ao batalhão de caçadores nº 11 e ao destacamento de Milícias, por ser o dia em que era esperado pela primeira vez o general da província, Marquês de Angeja, que só veio no dia seguinte. P.L.
1832 — Morreu o carcereiro do Castelo, que era pai do sacristão das Claras. P.L.
1834 — A Câmara resolve representar à Rainha, pedindo a sexta parte das nascentes da água do convento da Costa para abastecer a vila.
1837 — Na noite deste dia para o seguinte foi assaltada a casa do reitor de Garfe, do concelho de Lanhoso, por uma grande malta de ladrões; ele escapou-se e por isso levaram só aquilo que encontraram; houve muito fogo, porém os ladrões foram incólumes.
1843 — O Bispo de Cabo Verde, D. fr. Jerónimo do Barco, confere, no Oratório da casa de Domingos Cardoso de Macedo, de que era hóspede, ordens, a 40 e tantos ordinandos. Assistiram 2 cónegos da Colegiada, vários eclesiásticos e senhoras. P.L.
1846 — Entrou nesta vila o regimento de infanteria nº 3 comandado pelo seu coronel Joaquim Eusébio, o qual vinha de guarda-chuva (chovia muito). O regimento trazia alguns 500 homens, vindo a maior parte arrasados pelas muitas marchas e contra marchas que tinha feito, sendo a última a Vieira, para perseguir a guerrilha Miguelista, que andava para aqueles sítios, tendo sofrido algum fogo, do qual perdeu um soldado que lhe mataram as guerrilhas. Esta guerrilha era comandada por um sujeito do Cano desta vila; chamado o Padre João Presbítero, que apenas tinha sido sacristão da Ordem 3ª Dominica, e ultimamente andava a ler exorcismos sem ter ordens algumas, P.L.
1857 — O Arcebispo escreve ao Cabido, prevenindo-o de que, em cumprimento de régias ordens, que lhe foram comunicadas pelo Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, se deveria apresentar nesta cidade um delegado da Academia Real das Ciências de Lisboa, para receber os documentos que no arquivo deixou notados o delegado da mesma Academia, Alexandre Herculano, na última visita e exame que fez ao dito arquivo, constante da relação que a ele devia ter sido dirigida "pelo Exmº Prior Mor dessa Insigne Colegiada" a quem igualmente foram comunicadas régias determinações.
1889 — A Câmara cria uma escola complementar, de instrução primária, que foi aberta em 1 de Outubro de 1890, funcionando nos fundos de uma casa da rua de Gil Vicente, tendo como professor o Pe. António Garcia Guimarães.
1890 — A assembleia geral do asilo de Santa Estefânia aprova, por unanimidade, a proposta da direcção, de estabelecer algumas aulas de instrução primária, francês, inglês, português, música e outras prendas de senhoras, só para meninas externas separado das alunas internas.
1935 — No lugar da Conceição uma camioneta das Taipas cuspiu o carregador João de Macedo, solteiro de 22 anos, de S. Salvador de Briteiros, que conduzido ao hospital foi ali verificado o óbito.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home