Efemérides vimaranenses: 15 de Outubro
S. Domingos de Guimarães
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1559 — Bula, confirmada por Pio IV em 1560, autorizando a fundação do convento
1642 — Provisão, a requerimento da Câmara alegando a que a Câmara estava em posse de arrematar anualmente por quem menos fizesse a fábrica dos canos da água e
1760 — Decreto do Arcebispo D. Gaspar, ordenando que no convento
1775 — O mestre ferreiro André de Freitas, de Santa Luzia, obrigou-se por escritura a fazer todas as ferragens para a obra de parte de reconstrução da igreja da Misericórdia a 1$500 réis cada arroba.
1838 — A mesa da Ordem Terceira
1838 — Indo a recolher-se para a sua casa o Padre Sérgio, o abade de Santa Cristina de Arões, levou umas poucas de pauladas, que se julgou ter sido mandadas dar pelo seu antagonista Frei Fortunato do Vale. Quem deu as pauladas foi o Pedro Gorgeteiro. P.L.
1873 — O pedreiro José
1879 — Em virtude da falência da companhia "The Minho district railvvay company limited" foi posta no Porto em primeira arrematação a linha férrea de Bougado a Santo Tirso, que a mesma companhia havia construído.
1886 — Toma posse do governo civil deste distrito o vimaranense Visconde de Pindela.
1906 — Inauguração solene do busto do Conde de Agrolongo, em frente das escolas da sua freguesia de S. Lourenço de Sande mandadas construir pelo mesmo Conde.
1909 — Começou a funcionar a nova empresa Jordão, da Luz Eléctrica, na Avenida do Comércio - Isto foi a 31 de Outubro de 1909 -
1912 — Às 7 horas da manhã sai, da frente de uma mercearia, esquina do Postigo de S. Paio para S. Sebastião, a carreira para Braga, em camião pela primeira vez.
1916 — Atraso dos relógios.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home