Efemérides vimaranenses: 18 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1517 — Carta de El-rei ao juiz, vereadores e procurador da vila de Guimarães, escrita em Coimbra, participando-lhes ter nascido uma princesa em terça-feira 15 deste mês, mandando-lhes dêem graças.
1642 — Na rua do Espírito Santo, onde morava o tabelião Francisco Veloso, o juiz do subsino, procuradores e homens de falas da freguesia de S. João das Caldas e administradores do bem comum da dita freguesia e da confraria de Nossa Senhora do Rosário, fazem procuração na nota do mesmo a 5 advogados da cidade do Porto e a um indivíduo da dita freguesia, para a causa que queriam mover a Pedro Ribeiro morador em Miragaia, da dita cidade, sobre a haver de cumprir que à dita freguesia ou à confraria deixou André Ribeiro, irmão dele, que falecera nas partes do Brasil em o Rio de Janeiro, de quem o dito Pedro Ribeiro ficou herdeiro e testamenteiro, por terem anúncio de tal legado e ele o não querer satisfazer.
1742 — Provisão régia concedendo 500$000 réis aos frades Capuchos para as obras da reedificação dos aquedutos que conduziam a água para o convento e reparação do convento pagos da metade dos depósito das sisas desta vila, ficando salva a outra metade do dito depósito aplicado para a obra da ponte de Coimbra. Os frades haviam representado: de que a inclemência do tempo tinha arruinado os aquedutos por onde se conduzia a água para o convento, e parte do convento necessitava de reedificação, a cujas obras não podia suprir a sua conhecida pobreza nem as esmolas que eram precisas para o gasto diário, e que no depósito das sisas da vila e termo havia dinheiro, pedia a S. M. esmola para essas obras; em vista a informação do provedor que ouviu a câmara, nobreza e povo, resposta do procurador da coroa e consulta do desembargo do paço, foi concedido a provisão ut supra dirigida ao provedor. A Provisão depois de registada na câmara, com o cumpra-se, 31-XII-1742, Medeiros, foi dada ao donato negro em 11-I-1743 para entregar ao seu guardião.
1800 — A um requerimento do povo, queixando-se do excessivo preço dos vinhos, que os taberneiros açambarcavam pelo termo, porque os particulares poderosos vendiam aqui o seu muito caro quando o não podem vender senão por menos um real que a taxa estabelecida e só o podem vender nas próprias casas e não em vendas públicas, e posta a taxa de 10 réis o quartilho os vendeiros tiraram os ramos e não vendem; os vendeiros fornecem além do vinho carnes, vitelas, peixes, arroz, etc, o que não dever ser; os pasteleiros vendem vinho e outros comestíveis, quando só devem fazer torar, os toucinheiros compram a carne de porco e a vendem depois caro, a Câmara despachou favoravelmente, proibindo os abusos, mandando observar as posturas e acórdãos.
1806 — Alvará estabelecendo que todas as Misericórdias se regulem pelo Compromisso da de Lisboa e estabelecendo outras providências para regime das mesmas.
1808 — A folhas 170 vº de um livro de registo, do arquivo municipal, está a provisão e mais documentos da emancipação de Manuel Baptista Sampaio Guimarães desta vila; é a provisão: - Em nome de Sua Majestade Imperador dos Franceses, Rei de Itália, Protector da Confederação do Reno, General e Chefe do Exército Francês em Portugal, etc., faz saber que Manuel Baptista Sampaio Guimarães, filho legítimo de João Baptista Sampaio, representou pela petição junta, etc, etc, etc, Não tem o final porque falta a folha 175.
1828 — "Morreu quase de repente uma cómica Italiana pertencente a uma companhia, que então aqui se achava". P. L.
1846 — "Tocou a reunir os empregados da Bomba desta vila, para os convidar a pegar em armas, para defenderem a Junta do Governo do Porto. Os ditos empregados desconfiando, que era para o mesmo fim, que os convidavam, não apareceu uma grande parte, e então quem estava encarregado de os convidar, não os convidou, por recear que eles se recusassem". P. L.
1902 — Decreto nomeando em comissão, o nosso ilustre conterrâneo e lente substituto da faculdade de filosofia da Universidade de Coimbra, dr. Álvaro José da Silva Basto, primeiro revisor da imprensa da mesma Universidade.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home