Efemérides vimaranenses: 16 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1330 — No convento beneditino de Santa Maria de Pombeiro, então da comarca de Guimarães, havia um pergaminho relatando em gótico um milagre operado em Martins Peres, monge do mesmo, dizendo - "Aos dezasseis de Outubro de mil trezentos e trinta, antes da pestelença me cataram a Guimarães para ver Santa Maria, e por tal me endireitou o braço, e houve saúde que estava encolheito, e com grão falta, e assinei com ele. Logo o chantre, cónegos e clérigos fizeram procissão a S. Tiago donde me disseram que veio Santa Maria a antiga que fez Santiago: foram testemunhas Martim Rodrigues o Alvim, Martim Nogueira, o arcebispo D. Gonçalo Pereira, e Afonso Peres tabelião, escrevi este milagre, etc".
1515 — Alvará régio concedendo ao meirinho dos clérigos e ao caminheiro do Prior da Igreja de Guimarães, gozem dos privilégios e liberdades que gozam os outros oficiais e caseiros da dita Igreja. Foi confirmado por outro alvará régio de 26 de Outubro de 1526.
1680 — - Dominicas - O licenciado Manuel da Costa Ferreira, morador na praça de Santiago e Jerónimo Moreira escrivão da correição, morador no terreiro da Misericórdia, como procuradores de "Maria de Santa Rosa e Maria do Rosário e as mais que de presente entram no novo convento de Santa Rosa situado nesta dita vila", fazem contrato com Ana do Espírito Santo e Ângela de Jesus (estas não sabiam assinar), filhas que ficaram de Cosme da Silva, morador que foi na quinta da Ribeira em Santo Estêvão de Briteiros, de as aceitarem por freiras no dito convento, dando cada uma de entrada cem mil réis; a Ângela pagou neste acto a sua parte, "para entrar logo com as mais".
1773 — O cónego tesoureiro-mor da colegiada, D. Luís de Saldanha e Oliveira, participa de Lisboa ao Cabido a sua nomeação para a alta dignidade de D. Prior de Guimarães, não o fazendo mais cedo por causa de uma grave moléstia.
1775 — O mestre entalhador Manuel de Sampaio, de Landim, obriga-se a fazer 4 urnas, a 19$200 réis cada uma, para os 4 altares laterais que lhe andava construindo na igreja da Misericórdia.
1800 — Provisão régia mandando ao Corregedor prenda Manuel José da Costa, desta vila, por ser que era um dos factores das queixas contra o Juiz de Fora Manuel Marinho Falcão de Castro, "por serem tão fabulosas como infames e destituídas de provas legais e da verdade e boa fé", o qual preso fica a arbítrio da Mesa do Desembargo do Paço, para depois ser desterrado por 2 anos para fora da comarca, para sua emenda e exemplo de outros, e depois de preso na cadeia lhe intime essa régia determinação.
1807 — Carta do Príncipe regente ao D. Prior (este pôs-lhe o cumpra-se em 19 deste mês) para que fizesse inventariar e pesar toda a prata da Colegiada e a fizesse remeter com a devida cautela a um dos mosteiros de Santa Cruz de Coimbra, Tomar ou Palmela, em qual melhor lhe conviesse, para ficar em depósito durante as actuais circunstâncias, procurando entender-se com os generais das província para que no transporte não haja algum descaminho.
1846 — "Chegaram a esta vila 8 carros de armas, escoltados por lavradores todos de paus, os quais vinham do Porto. As armas foi-as requisitar o Salgado de Pardelhas, para armar a sua gente, isto é os salteadores". P. L.
1863 — Por ser o aniversário natalício da rainha D. Maria Pia, o conde de Azenha teve durante o dia embandeirada a sua casa e à noite deu uma lustrosa reunião até altas horas da noite, durante a qual tocou no átrio a filarmónica desta cidade.
1915 — Às 8 horas da manhã no lugar do Proposto caiu uma banqueira de terra sobre o operário Joaquim Francisco, o "Barbinhas" que andava a cavar saibro, matando-o instantaneamente, era casado tinha 28 anos, morava no lugar do Outeiro, em Penselo.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home