Efemérides vimaranenses: 16 de Outubro
A Voz de Guimarães.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1531 — A Câmara mandou lançar pregão: - que todos os moradores do termo façam os caminhos muito bem.
1651 — D. João IV confirma a carta régia, dada
1775 — O mestre entalhador Manuel de Sampaio, de Landim, obriga-se a fazer 4 urnas, a 19$200 réis cada uma, para os 4 altares laterais que lhe andava construindo na igreja da Misericórdia.
1785 — É benzido e aberto ao público o corpo da igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos que estava concluído.
1802 — Em vereação, "atendendo ao grande número de tabernas em que se ocupa muita gente que podia ser útil em outros empregos, que elas são causa de corrupção onde os artistas vão jogar e gastar o sustento das famílias", determinou-se: 1.º Fixar o número de tabernas e seus locais; - 2.º Dar 15 dias para consumo do vinho que as actuais tivessem; - 3.º Que só nelas poderá vender pão, vinho e sardinhas, - 4.º Nas tabernas particulares só poderá vender-se vinho; - 5.º Que só haverá 3 tabernas de vinho maduro e nestas não se venderá vinho verde. - Número de tabernas: - Cano
1854 — A Câmara enviou ao Governador civil uma representação que as freguesias de Além de Vizela lhe apresentaram para ela lhe dirigir a fim de ser presente à Junta Geral do Distrito que estava reunida, na qual pediam para voltar a ser deste concelho do qual foram desanexadas em 1836 para outros concelhos.
1897 — Foi publicado o alvará de desanexação da freguesia do Salvador do Pinheiro que estava anexa à de Urgezes.
1921 — Saiu o primeiro número do jornal "Voz de Guimarães", tendo saído em 11-IX-1921 um número especial da mesma Voz de Guimarães, semanário regionalista, aos domingos, seu administrador e editor Luís Gonzaga Pereira, director Artur Bivar.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home