Efemérides vimaranenses: 19 de Outubro
A Aphoteose
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1615 — Foi admitido no colégio de S. Pedro de Coimbra o vimaranense D. Bernanrdo de Ataíde, que veio a ser D. Prior de Guimarães.
1830 — Passou nos arrabaldes desta vila o príncipe de Esse que estava em Braga e ia para Chaves para solenizar os anos de S. M. o sr. D. Miguel.
1862 — Retira desta cidade o batalhão de caçadores 7 que aqui estava desde 26 de Setembro último.
1863 — 2ª feira - Por ser o dia do baptismo solene do príncipe real D. Carlos, houve ao romper da alva, meio dia e à noite repiques de sinos em todas as torres da cidade, percorrendo as ruas de música da mesma, a qual à noite esteve tocando até às 11 horas em frente do paço municipal que se achava iluminado.
1887 — Saíu o jornal "A Apotheose", único número, comemorativo aos setpi-centenário e inauguração da Estátua de D. Afonso Henriques.
1890 — Foi reconduzida em procissão solene para a igreja da Costa, onde houve Te Deum a instrumental, a sermão, a imagem do Bom Jesus, que viera em procissão de penitência para a igreja
1911 — Foi preso, por monárquico, o Padre João Crisóstomo de Faria, ex-capelão do coro da Colegiada, e levado a Lanhoso, sua naturalidade, e a Braga, aí foi solto e à noite já ficou nas Taipas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home