Efemérides vimaranenses: 20 de Outubro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1531 — Em vereação foi acordado: que nenhuma pessoa venda frutas, pão, nem outra coisa nas portas da vila: debaixo do arco não possam vender de maneira que pejem a metade dos carros e de toda outra pessoa, e toda pessoa que vender sob os arcos ou lugares onde fazem nojo pagarão por cada vez vinte réis para o coimeiro, e mandaram apregoar.
1605 — Alvará régio autorizando o pagamento de 294$188 réis de dívidas do concelho, provenientes, em parte, do mal da peste em 1599, e mais 120$000 réis das festas do nascimento do príncipe, pelos sobejos das sisas. Tem junto o rol dessas dívidas.
1612 — A Câmara, sendo-lhe apresentado um despacho do Corregedor para que respondesse a uma provisão de S. Majestade a instâncias das freiras de Santa Clara que pediam a pedra do muro, que estava junto aos paços, para obras do seu mosteiro, deu em resposta por escrito, que a dita pedra estava em muro levantado e diziam ser do Duque de Bragança.
1619 — Alvará régio para que o corregedor dê uma relação das terras, tanto dos concelhos como dos particulares, que estejam por cultivar, a causa porque, a qualidade e medição as mesmas. Foi lida em Câmara a 20 próximo Dezembro.
1632 — O Corregedor entrega à Câmara uma carta de El-rei em que pede à mesma uma ajuda para as naus da Índia, que haviam de partir em Março do ano seguinte. A Câmara subscreveu com dois mil cruzados por uma só vez.
1833 — Saem para as freguesias do concelho os Escrivães do Geral com o fim de embargarem 20:000 alqueires de pão (milho) e grande quantidade de pipas de vinho para fornecimento do exército do sr. D. Miguel. P. L.
1848 — Recolheu-se a sua Casa do Cano, Gaspar Leite de Azevedo, o qual se tinha retirado desta para a dos Arcos em 1834 quando foi restaurada a Rainha e a Carta Constitucional. P. L.
1887 — Publicou-se "A Apotheose" jornal, único, comemorativo do septicentenário e inauguração da estátua de D. Afonso Henriques; impresso em Lisboa, director literário Domingos Guimarães
1909 — Reuniu a Junta da Paróquia de S. Sebastião e deliberou dar um subsídio para conserto do oratório do largo do Trovador, sendo ela a que mandaria fazer as obras precisas, mas os moradores não concordaram com a 2ª parte.
1915 — Às 10 horas da noite a serviçal Maria de Belém que se encontrava de guarda a uma desmantelada casa sita ao fim da rua de D. João I, julgando ouvir alguns ruídos, veio à janela das traseiras do referido prédio, e esta caindo arrastou consigo a infeliz que quebrou a espinha das costas e morreu no dia seguinte no hospital. A casa era de José de Azevedo Menezes Cardoso Barreto, de Famalicão.
1918 — Saiu o 1.º número do jornal "Gil Vicente", semanário aos domingos, humorístico, literário e noticioso, seu administrador A. de Faria, director e editor Artur Fernandes de Freitas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home