Efemérides vimaranenses: 21 de Outubro
Conquista de Lisboa, por D. Afonso Henriques
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1147 — D. Afonso Henriques, vimaranense, toma Lisboa aos mouros, onde entrou trirunfante a 25 deste.
1395 — Carta de El-Rei D. Pedro I, dada em Coimbra, confirmando ao prior e convento de S. Torcato todos os seus privilégios, foros e liberdades que lhes foram dados e confirmados pelos reis seus antecessores, e de que sempre usaram até à morte de El-Rei seu pai. P.L.
1400 — Carta de El-Rei D. João I dirigida aos Juízes de Guimarães, para que quando os cónegos e clérigos beneficiados da igreja de Santa Maria de Guimarães forem ou mandarem os seus serventes buscar carne, pescado e outros mantimentos, sejam logo desembargados, os primeiros antes dos mais honrados e afazendados da vila. Foi confirmada por D. Manuel em Estremoz a 4 de Janeiro de 1497 e por D. João III em Almeirim a 15 de Fevereiro de 1526.
1628 — Foi proibido fazer palheiros na vila e arrabaldes sob pena de 2$000 réis.
1778 — Foi instituída na paroquial igreja de S. Sebastião uma irmandade da invocação do mesmo Santo, hoje existente na igreja de S. Dâmaso.
1815 — A Câmara pôs a lanços 45 carros de pedra miúda e alternaria, que existia na rua de S. Dâmaso e não servia para a calçada; foi adjudicada a 240 réis por cada carro, ou toda por 10$800 réis em metal, a Manuel Joaquim, criado de Martinho Correia.
1850 — Principiam na Colegiada preces pelo feliz parto da Rainha.
1867 — Partem de Guimarães para o Porto 17 volumes, com objectos desta cidade e da de Braga, para a exposição arqueológica, que devia ter lugar no Palácio de Cristal; foram acompanhados pelo empregado do mesmo palácio, Isaac Nevoton e por uma força de infantaria 8.
1880 — Pelas 6 horas e meia da manhã para as 7 sentiu-se nesta cidade um tremor de terra, que se repetiu com notável violência daí a poucos segundos. Não causou perigos; mas foi dos maiores que desde há muito se tinham experimentado aqui.
1918 — Teve lugar a abertura do novo hospital de Vizela, administrado pela Misericórdia de Guimarães.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home