Dia Nacional dos Moinhos na Quinta da Ponte
O Eng. Inácio Vasconcelos apresenta as miniaturas de moinhos
O evento iniciou-se com uma apresentação multimédia no Museu da Cultura Castreja, a que se seguiu uma palestra do Eng.º Inácio Vasconcelos, conhecido entusiasta da molinologia, que salientou a importância dos moinhos ao longo dos tempos, dissertando acerca da sua função social em épocas passadas. Na ocasião, salientou a importância da recuperação e manutenção destes engenhos como um contributo para a preservação do meio ambiente, sensibilizando os presentes para a necessidade de recuperar este património. De seguida, foi proporcionado um espaço de diálogo, no qual as pessoas mais velhas trocaram impressões e recordações e cantaram canções alusivas aos moinhos.
Ainda no âmbito desta actividade, foi possível visualizar uma pequena exposição de miniaturas ilustrativas do pilão, do rebolo, de moinhos manuais, de água e de vento, que captou a atenção e a curiosidade dos participantes. As crianças do ATL tiveram ainda a oportunidade de brincar e aprender com alguns jogos educativos sobre o tema.
Por fim, realizou-se uma visita o moinho da quinta da Ponte, restaurado pela Sociedade Martins Sarmento, em pleno funcionamento, o que constituiu um agradável momento de convívio e de experimentação que permitiu avivar memórias antigas em alguns dos intervenientes.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home