Operação de fogo controlado na Citânia
No passado sábado, dia 5 de Abril, teve lugar na Citânia de Briteiros uma operação de fogo controlado na área não visitável, na zona entre a segunda e a terceira muralha, a Norte e a Oeste. A operação foi projectada pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito das operações de desmatação que têm vindo a ser coordenadas com a Sociedade Martins Sarmento desde Setembro.
Nesta acção participaram cerca de 30 bombeiros, com 8 viaturas de várias corporações de Bombeiros Voluntários da região. Estes elementos têm vindo a receber formação na área do fogo controlado, e esta operação constituiu uma aplicação prática. A acção foi coordenada pelo Engº António Vivas, da Direcção Geral dos Recursos Florestais e pela Dra. Suzana Balsas, do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Guimarães. No terreno esteve também o Dr. Paulo Oliveira, do Município de Vizela.
Depois de chegados ao local, os elementos fizeram um reconhecimento do terreno a intervencionar, e os técnicos analisaram as condições de temperatura e de humidade, que foram sendo registadas ao longo de toda a operação. Entretanto, os bombeiros abriram um novo corredor de controle que faltava no sector sul, antes de se atear o fogo a Norte. A operação durou cerca de 5 horas.
A Sociedade Martins Sarmento acompanhou a operação, tendo-se fotografado os vários passos dados no terreno. Ficaram entretanto a descoberto várias estruturas arqueológicas, nomedamente um bairro habitacional escavado pelo Cor. Mário Cardozo, e que há muito estava completamente encoberto. Detectaram-se também várias zonas de possível intervenção arqueológica no futuro.
A SMS deixa aqui o seu agradecimento à Câmara Municipal de Guimarães, à D.G. dos Recursos Florestais, e a todos os bombeiros que se prestaram a participar nesta operação.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home