O 9 de Março de 2008 na Sociedade Martins Sarmento
Durante a tarde do dia em que se assinalou a passagem do 175.º aniversário do nascimento de Francisco Martins Sarmento, realizou-se uma Sessão Solene de entrega de prémios a estudantes do 1.º Ciclo, que contou com uma intervenção da Dra. Maria da Conceição Campos, autora do livro que os alunos premiados receberam, “Cinco x Seis”, o qual, a exemplo dos últimos anos, os livros são oferecidos pelo sócio Abel Pinheiro Ribeiro da Silva, como homenagem à memória de seu pai, Lourenço Ribeiro da Silva. Na altura, o Presidente da Direcção proferiu breves palavras, nas quais recordou a primeira Festa Escolar da Sociedade Martins Sarmento, que teve lugar no dia 9 de Março de 1882, e notou as actualidade das palavras que então disse José Sampaio, o primeiro Presidente desta casa:
“Senhores professores e professoras! É nobre, é gravemente difícil a vossa profissão, – tendes o encargo enorme de dar a primeira direcção à inteligência balbuciante da criança, a esta maravilhosa inteligência, à qual se hoje basta o horizonte da vossa escola, amanhã, quando atingir o seu pleno desenvolvimento, mal chegará o Universo para as suas concepções.
De vós depende a primeira educação, aquela que deixa quase sempre impressões indeléveis por toda a vida; de vós depende o futuro do maior número, que não receberá outra.
Se é pois difícil e árdua a vossa tarefa, se é grande a vossa responsabilidade, é também elevada e sublime a vossa missão.
A vós, alunos, diremos: adquiri estes instrumentos da instrução é como possuir a primeira chave das que vos hão de abrir as portas do mundo esplêndido da actividade intelectual, assim como alcançar também o primeiro escudo dos que vos hão de cobrir, quando vos achardes gladiadores na arena da vida.
Conferindo-vos estes pequenos prémios, vamos pedir-vos que os conserveis como uma recordação da vossa infância, recordação que vos incitará, mais tarde, a lutar pelo bem, pelo belo e pelo justo”.
Na Sessão Solene realizada à noite, onde também se procedeu á entrega de prémios escolares, teve lugar uma interessante uma conferência do Prof. Doutor José Ramiro Pimenta, que falará sobre “O lugar do passado em Martins Sarmento".
Na altura, o Presidente da Direcção, onde falou da actividade da Instituição e dos seus projectos, nomeadamente sobre os contributo que a recém-criada Fundação Martins Sarmento dará para que esta casa possa prosseguir com a sua acção cultural.
Esta é a Sociedade Martins Sarmento. Obra de sucessivas gerações de vimaranenses generosos que, sem qualquer recompensa material, não regatearam esforços para que esta casa continuasse a levar longe o nome de Guimarães, afirmando-se como uma instituição cultural prestigiada e reconhecida no panorama nacional e internacional.
Esta continuará a ser, nos tempos que hão de vir, a Sociedade Martins Sarmento.
Os desafios de 2012, estão já aí à frente. E a SMS lá estará, honrando o seu passado sempre com os olhos postos no futuro.
Documento: Intervenção do Presidente da Direcção da SMS na Sessão Solene de 9 de Março de 2008.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home