Efemérides vimaranenses: 6 de Janeiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1503 — Toma posse do D. priorado de Guimarães D. Diogo (3.º deste nome) Pinheiro, 35.º D. Prior, dignidade a que fora promovido, sendo prelado de Tomar, como vigário do mestre da ordem de Cristo, com jurisdição eclesiástica. Fora capelão e fidalgo da casa do duque de Bragança, D. Jaime, donde passara ao serviço de El-rei D. Manuel, a cujo conselho pertencia sendo desembargador do paço. Em 1514 foi nomeado 1.º bispo do Funchal.
1641 — Escritura de obrigação, na nota de Jerónimo de Abreu e Miguel Dias feita pela mesa da Irmandade de Nossa Senhora do rosário, da igreja do mosteiro de S. Domingos, reunida no taburno, a António Alves de Barros, mercador e morador nesta vila, aos trinta mil réis que já no ano passado entregara à mesa velha para empregar em medidas e a renda ser para 9 missas rezadas e 3 cantadas anualmente, no dito mosteiro, in perpetuum, todas em segunda-feira santa, aplicadas pelas almas dos irmãos da mesma e pelas mais necessitadas do purgatório; a cantada no altar do rosário e as rezadas nos mais do dito mosteiro; quando a esmola crescesse e o rendimento não chegasse, a cantada sempre se dissesse e as rezadas só conforme o rendimento.
1675 — O Arcebispo D. Veríssimo de Lencastre participa ao Cabido que no dia seguinte vem e esta vila para fazer visita pastoral, não a querendo espera nem outros obséquios mais que os de portas adentro.
1829 — Na vila de Monção foram presos 5 portugueses vindos da Galiza e procedentes de Inglaterra, aonde se achavam refugiados, por terem para aí fugido, na companhia dos rebeldes, sendo um dos 5 Miguel António Moreira da silva, casado, do termo de Guimarães. De "O Correio do Porto"
1843 — Chegou a esta vila a notícia de ter sido enterrado na cidade do Porto no dia de ontem o Barão das Lajes, José Teixeira de Mesquita, coronel do antigo batalhão de infantaria n.º18 e hoje regimento de infantaria nº 2. Este Barão das Lajes tinha-se feito célebre nesta vila quando aqui esteve o batalhão nº 18 que eles tão dignamente comandava, tendo por várias vezes mostrado que era bravo e capaz de manter a disciplina de um corpo, e com especialidade quando o batalhão se conspirou em 7 de Julho de 1838. P. L.
1864 — Houve duas missas novas mui solenes: em S. Torcato, do padre Augusto da Ascensão Costa, da Cruz de Pedra, pregando o Padre Sebastião "minhoto" José Leite, jantar de 150 talheres; e na capela de N.ª Senhora da Conceição o Padre António "sargenta" Afonso de Carvalho, pregando o Padre José "mico" Leite de Faria Sampaio.
1866 — Sábado - Solene inauguração do sagrado lausperene na igreja do Carmo, instituição por devoção, das viscondessas de Lindoso e Pindela, baronesa de Pombeiro, D, Joana de Araújo Martins e D. Maria Amália Cardoso de Meneses. Houve missa, vésperas, sermão, Te Deum laudamus e procissão ao cruzeiro que era ao fundo do pequeno terreiro, em frente à porta da igreja.
1895 — Às 2 horas e 25 minutos da tarde o administrador do concelho recebe por telegrama do governador civil de Portalegre notícia da morte do D. Prior José de Andrade Sequeira, para transmitir ao cabido; logo tocaram fúnebre os sinos da Colegiada e no fim a sé vaga.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home