Efemérides vimaranenses: 2 de Janeiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1273 — Foi colado, em Ciudad Rodrigo, pelo delegado apostólico, o Prior de Guimarães, Pedro Julião. O título está incluído numa sentença (vide 6-11-1273) na torre do tombo, livro 1º dos Padroados fl. 204 v.º) Tagilde.
1581 — Na capela de S. João, do mosteiro de S. Francisco, sendo aí congregada e junta gente do povo, fazem procuração na nota de Manuel Gonçalves, com 110 assinaturas, fazendo seus procuradores a Francisco Rebelo comendador da Ordem de Cristo, António Pereira da Silva, João de Santarém, os licenciados João de Valadares, João André, Paulo de Sá Peixoto, Cosme Machado de Miranda e a António Gonçalves genro de Filipa Lopes, Francisco Fernandes Canavarro, e a Vasco Lourenço oleiro, moradores nesta vila de vereadores, procurador e mesteres, para de mandarem as perdas e danos que Fernão Rebelo de Carvalho e Diogo Lopes os vereadores que ora servem tem feito nesta vila em dinheiro que receberam na mão sem ordem nem figura de juízo, e assim os dois mesteres Pantaleão Gonçalves, barbeiro, e João Alvares Roxo, sapateiro, e para que possam ir a Sua Majestade El-rei nosso senhor e ao senhor Sancho de Ávila requerer sobre o bem e proveito desta vila e assim para fazer petições, tirar testemunhas e tudo o que tocar ao bem da dita vila, e pedir vista de papéis que fizeram contra o dito povo e poderão jurar etc. etc.
1669 — A vereação nomeou para dizer as missas do anal da capela da Gafaria de S. Lázaro o padre Francisco Machado de Azevedo.
1753 — A mesa da irmandade de Nossa Senhora do Terço deliberou dar 4$800 réis para as obras da capela da Ordem 3ª de S. Domingos.
1779 — O Arcebispo D. Gaspar, estando em Palhavã, escreve ao Cabido de Guimarães agradecendo-lhe a felicitação de Boas Festas e dizendo-lhe que a sua demora em Lisboa já era grande, mas brevemente partiria para o arcebispado.
1824 — Falece no Porto a 1ª Viscondessa de Balsemão, D. Catarina Micaela de Sousa César Lencastre, poetisa muito distinta, apelidada pelos seus contemporâneos a Safo Portuguesa, pelas belezas das poesias que escreveu, celebrando os encantos do amor, e dama da ordem de S. João de Jerusalém. Era filha de Francisco Filipe de Sousa da Silva Alcoforado, senhor da casa de Vila Pouca, onde ela nasceu a 29 de Setembro de 1749 e de sua mulher D. Rosa Maria Viterbo de Lencastre, filha dos 3terceiros viscondes de Asseca, e foi casada com Luís Pinto de Sousa Coutinho, 1º visconde de Balsemão, governador da capitania de Mato Grosso e ministro português em Inglaterra.
1835 — Morre a mulher do Tamanqueira morador à Senhora da Guia, a qual estava doida por causa da perseguição que seu marido por ser constitucional sofreu no tempo de D. Miguel, ela estava no convento dos Capuchos que o tinha arrematado o seu marido por arrendamento. Foi sepultada no dia seguinte na igreja do mesmo convento. P. L. Vide 9-4-1829. Neste ou no seguinte? Diz o J. de F. C.: complete-se o que publiquei no Vimaranense de 4-V-1897
1843 — Tomou posse do lugar de administrador do concelho desta vila João António de Oliveira Cardoso, homem probo e recto. Foi nomeado pelo Governo segundo a lei e substituto do mesmo João António de Gouveia (Carreira). O proprietário era bacharel formado em Cânones e tinha servido lugares da magistratura. P. L.
1893 — Saiu o 1º número do jornal "Argonauta" semanário às segundas feiras, independente, de que era editor e proprietário António Augusto da Silva Caldas e responsável o seu tipógrafo Manuel Gomes Ferreira.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home