Efemérides vimaranenses: 31 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1587 — Carta régia pedindo à câmara parecer sobre taxar geral ou especial, os preços do pão, trigo, centeio, milho e cevada.
1792 — Por despacho do Juiz de Fora foi mandado, a requerimento dos galegos negociantes de sardinha, que os almotacés não lhe levem almotaçarias na forma do Alvará de 18 de Junho de 1787, e somente poderão examinar se a fazenda está corrupta, como se pratica nas outras terras.
1841 — Morreu na cidade de Lamego, Luís Navarro de Andrade, arcediago da sé da mesma, natural desta vila. P. L.
1842 — "Morreu nesta vila a Mariana Teixeira, moradora na Rua da Fonte Nova. Em seu testamento (tido geralmente como falso, por não estar em seu juízo há muito tempo) instituiu por seu herdeiro Valentim Brandão de Sá, escrivão do Juiz de Direito, homem sem moral e com uma ambição desmarcada, sobrecarregando apenas a sua herança com uma morada de casas que deixou a José Marques seu vizinho, e com uns pequenos legados. Foi depositada e sepultada no dia 2 do mês seguinte na igreja de S. Domingos. O seu herdeiro esteve a receber visitas de pêsames, junto com o tal José Marques, e convidou para assistir ao seu funeral a pessoas de bem da terra, estando até lacaios junto à eça, e fechando o caixão o Juiz de Direito". P. L.
1845 — Tomou posse da cadeira de arcipreste da Colegiada desta vila o vigário de Nespereira, Francisco Cardoso Rodrigues de Assis, o qual era arcipreste do julgado. Era um grande estúpido e tinha sido um façanhudo miguelista. O governo proveu nesta Dignidade com duas prebendas como o antigo arcipreste, havendo projectado uma reforma na Colegiada, não tendo alguns cónegos, principalmente os meios prebendados, com que acudor às suas maiores precisões. De tal maneira procedia o Governo Constitucional em 1845!!! P. L.
1847 — "Chegou a esta vila a notícia de ter sido reintegrado governador civil do distrito de Braga o Barão de Vila Pouca". P. L.
1883 — Inauguração solene do Caminho-de-ferro de Guimarães, entre a estação da Trofa e Vizela, onde chegou às 10 horas e 14 minutos da manhã, grande entusiasmo.
1899 — Saiu o 1º número do "Echo de Guimarães", filiado no partido católico, aos domingos, religioso e social, redactor Pe. Gaspar da Costa Roriz, proprietário e editor José da Silva Carvalho.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home