Efemérides vimaranenses: 27 de Dezembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1587 — Cosme do Canto e António Nogueira do Canto contratam, na nota de Cristóvão de Azevedo, com Diogo de Carvalhães, da cidade de Braga, para lhes mandar vir de Roma uma nova provisão de renúncia, que o dito António fazia em favor de João Nogueira do Canto, filho dele Cosme, da dignidade de tesoureiro-mor da colegiada, com sua conesia, prebenda e anexas, com reserva de 60$00 réis, e da pensão em favor de Francisco Nogueira filho do mesmo Cosme (António Nogueira do Canto, cónego tesoureiro-mor).
1825 — O Provedor envia ao Juiz de fora, por cópia, a Provisão do Tribunal da Mesa da Consciência e Ordens, de 14 de Novembro de 1825, que lhe foi dirigida com um edital, autorizando a dita Mesa por resolução régia de 16 de Maio de 1825 para que pelo seu expediente possa emprazar os Ministros da corte e províncias que forem negligentes no cumprimento das ordens que lhe dirigir a fim de que lhe venham dar a razão de tal procedimento e a Mesa estranhá-lo, ou fazê-lo presente a S. Majestade segundo os motivos que alegarem.
1832 — A justiça da Correição da vila anda pelas lojas de ferragem da mesma a embargar aço e latão, e, pelas casas dos carpinteiros, a embargar taboado, a requisição do arsenal, tudo para o mesmo arsenal e exército do sr. D. Miguel. P.L.
1849 — Decreto regulamentando a reforma das colegiadas, conforme a lei de 16 de Junho de 1848. -
1870 — Carta de lei, sendo ministro Carlos Bento da Silva, publicada no Diário do Governo n.º 9, de 12-1-1871, mandado cumprir o decreto das cortes gerais de 24-XII-1870, que renova a concessão feita à câmara de Guimarães por decreto de 25-IV-1842, do convento de S. Domingos e parte da cerca, aprovando a aplicação que a mesma câmara deu à indicada parte da cerca.
1885 — Domingo - Parte para o Porto a comissão da colónia vimaranense, aí residente, sendo acompanhada até à estação de Vila Flor pela Comissão de Vigilância e muito povo, havendo à partida do comboio calorosos vivas, à comissão, às cidades do Porto e Guimarães, à Câmara de Guimarães e à união do concelho de Guimarães ao Porto. Alguns cavalheiros acompanharam a comissão até Vizela.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home